Compreensões a partir de roda de conversa com universitários concludentes sobre arte e processo de aprendizagem na cidade de Sobral, CE.

Autores

  • Lúcia Nayara Frota Menezes
  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes

Resumo

O presente relato consiste em uma experiência de roda de conversa realizada de forma online pela plataforma google meet consistindo em dois encontros com universitários concludentes de vários cursos (psicologia, direito, odontologia, engenharia civil e fisioterapia) sendo de quatro universidades diferentes entre públicas e privadas, localizadas na cidade de Sobral, Ceará. Os encontros tinham intuitos de trocar experiências sobre suas vidas acadêmicas e refletir sobre conceitos, tais como: educação e arte, possibilidades de aprendizagem dentro e fora da sala de aula , bem como, métodos de estudos e avaliação. Para coleta de dados, se fez uso de observação participante e relatos narrativos após encontros. A análise dos encontros apontou para um grande impacto do ensino a distância (EAD), a necessidade de aulas e avaliações mais práticas, e principalmente o impacto das afetividades para o processo de aprendizagem. Quando questionados sobre arte, ficou evidente que há pouco uso dela em sala de aula, salvo raras experiências tidas durante a faculdade. No entanto, os recursos artísticos eram bastante utilizados para "facilitar na concentração" quando os alunos precisavam estudar ou realizar trabalhos fora do ambiente de sala de aula. Concluiu-se a grande influência dos vínculos afetivos na aprendizagem e o papel, ainda que pouquíssimo explorado, de facilitadora que a arte pode vir a ter.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação