Comunidade de práticas: o uso de ambiente virtual de aprendizagem para compartilhamento de experiências do PET-Saúde Interprofissionalidade

Autores

  • Samylle Carvalho Félix
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumo

Os espaços virtuais se estabelecem recentemente como importantes ferramentas de interação entre os envolvidos nos processos, este estudo teve por objetivo relatar as vivências de um grupo tutorial do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET – Saúde), através de um ambiente virtual de aprendizagem, da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, denominado Comunidade de Práticas, que visa o compartilhamento de experiências, desafios e perspectivas da interprofissionalidade em Sobral, Ceará, e aberto a discussões que possibilitaram o aprendizado coletivo. Tratou-se de uma investigação de natureza qualitativa, um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Foram utilizadas três observações de práticas diversas, com participação dos cursos de Odontologia, Medicina, Psicologia (da Universidade Federal do Ceará) e Enfermagem e Educação Física ( da universidade Estadual Vale do Acaraú), além de preceptores (profissionais inseridos na rede de atenção à saúde do município de Sobral) e tutores (docentes que integram o quadro das Instituições envolvidas no programa). As experiências compartilhadas foram: O curso de introdução ao trabalho interprofissional; Encontros virtuais com os colegiados dos cursos envolvidos no projeto PET – Saúde; A Educação Interprofissional na formação dos profissionais de saúde: o olhar dos discentes. Identificou-se que o espaço, mesmo potente para compartilhamento e discussões, não foi utilizado de forma ativa por alguns grupos participantes do programa. No entanto, entendendo que são novas ferramentas de apoio, consideramos importante o seguimento dessas alternativas de aproximação

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação