Desenvolvimento de um game musical para crianças autistas

Autores

  • Antonio Mairlon Ponte Rocha
  • Carlos Alexandre Rolim Fernandes

Resumo

O autismo é um distúrbio que pode ser identificado na infância e caracteriza-se por tais sintomas: dificuldades de comunicação, aprendizado, adaptação e interação social. Estudos têm demonstrado que crianças que tiveram contato com música, tocaram instrumentos ou escutaram diferentes estilos musicais, tiveram significativa melhora em suas habilidades de comunicação no decorrer da pesquisa (MOLNAR-SZAKACS et. al., 2009). Os Videogames além de atualmente serem parte de uma indústria que movimenta mais recursos que o cinema, crescem sua utilização em outras áreas como a saúde, educação, bem como em jogos auxiliando pessoas com sinais clínicos de depressão, ansiedade e demais problemas cognitivos . Tendo em vista essas informações, foi proposto o desenvolvimento de um game musical para utilização de crianças autistas, Rock You Music(RYM). O RYM tem inspiração no game musical de sucesso “Guitar Hero”, no qual o jogador é um músico tocando rocks clássicos dos anos 80 e 90.O game será composto por 3 fases cada uma com 7 estágios de tarefas variadas e com níveis crescentes de dificuldade, iniciando com a identificação dos sons de um instrumento, a tocar parte de uma música. As músicas serão escolhidas entre clássicos infantis de diferentes estilos musicais e com língua nacional e estrangeira. O objetivo geral do trabalho é possibilitar que as crianças se familiarizem com os sons dos instrumentos, bem como ampliem seu repertório interativo musical, explorando suas habilidades artísticas, técnicas e criativas além de experienciarem a sensação de ser um rockstar. Projeto foi iniciado recentemente, durante o término do segundo semestre do Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação. O game se encontra em fase de pré produção/Início de desenvolvimento com suas fases definidas e documentadas, iniciando a prototipação e a codificação para a submissão e avaliação do comitê de ética.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação