EDUCAÇÃO PERMANENTE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: POTENCIALIDADES DE UMA FORMAÇÃO NORTEADA POR RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS

Autores

  • Georgia Vieira de Sousa
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumo

No Brasil, a principal estratégia para a qualificação dos profissionais de saúde é a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, definida como um importante processo de ensino-aprendizagem para os trabalhadores (da área) dentro do seu cotidiano laboral. Este trabalho objetiva relatar a experiência em educação permanente com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Camocim-CE, orientada por residentes multiprofissionais. A elaboração teórico-metodológica da formação teve como etapas: adequação do conteúdo ao contexto de saúde do município; elaboração do e-book e slides; planejamento, elaboração do cronograma e sua aplicação. Foram utilizados o recurso audiovisual para apresentação dos conteúdos, dinâmica de grupo para o desenvolvimento de algumas temáticas propostas, ginástica laboral e apresentações expositivas. As atividades foram divididas em duas semanas, tendo como parceria a Secretaria de Saúde e a Residência Multiprofissional, este último grupo, sob a coordenação da Preceptora de Saúde da Família (Assistente Social Geórgia Sousa). Foi um momento singular para as categorias envolvidas (tanto palestrantes como participantes) e também para a população, que agora conta com o apoio de profissionais comprometidos com a construção de um SUS integral e equânime. Os entraves percebidos foi a Pandemia de COVID-19, não sendo permitido fazer uma formação com todos os ACS (apenas os convocados do último concurso); outro ponto seria o tempo disponibilizado para a realização das oficinas (curta duração). Deixamos como sugestão o planejamento de mais momentos como esse. Observamos assim, a dimensão pedagógica da educação permanente, tendo o potencial de provocar mudanças no cotidiano dos serviços, trazendo efeitos concretos nas práticas de saúde e, consequentemente, na vida dos usuários, sendo um processo que se dá “no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho”, contemplando as habilidades de aprendizagem e transformação, promovendo uma educação salutar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação