EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA OS PROFISSIONAIS DO NASF-AB: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Anagécia Sousa Linhares
  • Franklin Delano Soares Forte, Maria Socorro de Araújo Dias
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumo

Os processos de educação permanente se caracterizarem como uma das competências necessárias para o trabalho dos profissionais do Nasf. Estudos evidenciam a dificuldade de incorporar na rotina dos serviços de saúde a prática de desenvolver ações educativas com as equipes de Saúde da Família. Realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura, com produções publicadas no período de 2008 a 2019. A pesquisa bibliográfica utilizou-se da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com produções indexadas nas bases de dados: Scielo, Lilacs, Medline e BDENF. Para isso, foi cruzado o descritor “Atenção Primária à Saúde” consultado nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e as palavras-chaves “Núcleo de Apoio a Saúde da Família” e “Educação Permanente”. O cruzamento foi feito com o operador booleano and. A busca realizada na BVS resultou em 28 produções disponíveis. Após as exclusões, a busca resultou em 09 produções, que foram lidas e delas foram extraídos os marcos conceituais do tema e as lacunas de conhecimento existentes. Os resultados da análise evidenciaram que os artigos foram publicados partir do ano de 2013 a 2019, todos encontrados em periódicos nacionais, não houve nenhum achado em revistas internacionais. Tiveram como cenário de estudo as regiões específicas da Bahia/BH, Paraná/PR, Paraíba/PB, João Pessoa/PB, São Paulo/SP e os municípios de grande porte nas regiões do Centro-Oeste; Norte; Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. Quanto ao tipo de estudo, 06 (seis) apresentam caráter qualitativo e somente 01 (um) quantitativo. Os achados evidenciaram que os processos de educação permanente apesar do reconhecimento por sua relevância, tem a oferta escassa e inadequada para os profissionais do Nasf-AB e para trabalhadores das Equipes de Saúde da Família (eSF), não identificando as diferenças significativas necessárias para melhoria e transformações nas práticas de trabalho, na perspectiva de proporcionar um cuidado resolutivo e humanizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação