Efeitos do Sombreamento Parcial em Módulos Fotovoltaicos
Resumo
O módulo fotovoltaico (FV) vem sendo amplamente utilizado como fonte de energia renovável, principalmente, com a redução do seu custo. Muitos sistemas fotovoltaicos instalados utilizam módulos FV conectados em série, sendo o inversor utilizado conhecido como do tipo “string”. A conexão em série dos módulos FV pode impactar a geração, quando submetido a condições de sombreamento ou quando existe diferenças de características elétricas nos módulos FV. Assim, os módulos FV devem ser instalados, preferencialmente, em locais sem sombreamento. Além disso, o manuseio do módulo FV ou a ação do vendo, podem ocasionar microfissuras nas células FV, o que muda as características elétricas do módulo FV. Atualmente, a eletrônica de potência a nível do módulo (MLPE – Module-Level Power Electronics) está sendo difundida, pois reduz o impacto das diferenças nas características elétricas dos módulos FV na geração e melhora o rastreamento do ponto de máxima potência (MPPT – Maximum Power Point Tracking) de cada módulo FV. Entretanto, o sombreamento parcial em módulos FV pode gerar pontos quentes e, consequentemente, degradar o material encapsulante das células FV (EVA – Ethylene Vinyl Acetate), quando obtidas temperaturas superiores a 85 oC. Além disso, o sombreamento parcial em módulos FV pode impactar na geração e no rastreio do ponto de máxima potência, o que justifica o seu estudo. Assim, este trabalho propõe o estudo do sombreamento parcial em módulos FV e o seu impacto na geração, o qual está em fase inicial.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.