INFLUÊNCIA DA L-CARNITINA NO DESENVOLVIMENTO DE FOLÍCULOS PRÉ-ANTRAIS INCLUSOS EM TECIDO OVARIANO DE BOVINOS
Resumo
O cultivo in vitro de tecido ovariano visa favorecer o crescimento, a ativação e o desenvolvimento dos folículos pré-antrais, além de permitir o estudo acerca da compreensão de processos fisiológicos relacionados à fertilidade. No entanto, um dos principais entraves deste sistema de cultivo é o excesso de formação das espécies reativas de oxigênio (EROS) que ocasionam o estresse oxidativo (EO), fato esse que faz com que a técnica exija a necessidade de adição de substâncias antioxidantes que possam suplementar os meios de cultivo a fim de reverter esse processo. Entre as substâncias com potencial antioxidante destaca-se a L-carnitina, que quando adicionada ao meio cultivo, pode proteger o DNA das células contra danos causados pelas EROs. Diante disso, o objetivo desse estudo é avaliar os efeitos da adição de diferentes concentrações de L-carnitina durante o cultivo in situ de folículos pré-antrais bovinos. Para alcançar os objetivos, o tecido ovariano será cultivado na presença de L-carnitina em diferentes concentrações (10, 50 e 100 µM de L-Carnitina) em placas de 24 poços com 500 µL de meio de cultivo base (α-MEM suplementado). O cultivo seguirá à 38,5ºC em 5% CO2 durante 6 dias. Após o período de cultivo, os fragmentos serão analisados quanto a morfologia e ao desenvolvimento folicular utilizando histologia clássica. Além disso, será feita avaliação da densidade celular do estroma ovariano e análise ultraestrutural por Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET). Espera-se que a adição de L-carnitina em diferentes concentrações no cultivo in situ promova a ativação e desenvolvimento folicular mantendo a morfologia e preservando a integridade folicular, matriz extracelular, e densidade do estroma.
Publicado
2021-01-01
Seção
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.