O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NAS EQUIPES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SOB A ÓTICA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Resumo
A Atenção Primária a Saúde (APS) é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Após o processo de Reforma Psiquiátrica, as equipes da APS devem ser corresponsáveis pelos cuidados aos pacientes em sofrimento psíquico que residem em seus territórios de atuação, através de práticas de promoção e prevenção em saúde mental. Este trabalho objetiva investigar acerca do cuidado em saúde mental efetuado por equipes da atenção primária, a partir da perspectiva de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Caracteriza-se por um estudo de metodologia qualitativa e cunho exploratório, que está sendo realizado na cidade de Iguatu-CE, através de entrevistas grupais com ACS. A coleta de dados está acontecendo através da plataforma Google Meet e presencialmente, na Escola de Saúde Pública de Iguatu. A partir dos dados coletados até o momento, os relatos apontaram que ainda existem muitas dificuldades dos profissionais em realizar práticas de cuidado em saúde mental, devido à falta de conhecimento, sobrecarga de trabalho, dificuldades relativas ao uso de tecnologias leves em saúde, entre outros fatores. Os depoimentos pontuam, ainda, que o período de pandemia COVID-19 intensificou a procura de usuários por atendimento em saúde mental, e que as unidades de saúde têm enfrentado a escassez de profissionais que possam acompanhar os usuários, pois muitas estavam sem médicos e psicólogos. As ACS informam que os usuários estão enfrentando impasses, como demora em fila de espera para o acesso a consultas e medicações. Considera-se que uma das estratégias para potencializar o cuidado em saúde mental na APS, é o processo de Educação Permanente em Saúde, que traz a concepção de trabalho no SUS como aprendizagem cotidiana. Um dos produtos técnicos deste estudo será a realização de um curso de formação profissional em promoção de saúde mental. Ademais, para o enfrentamento dos desafios citados, percebe-se a necessidade de discutir os dados levantados com os gestores do município.
Publicado
2021-01-01
Seção
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.