SIC híbrido com fator de erro residual em um cenário WPCN
Resumo
O esquema NOMA (Non-Orthogonal Multiplexing Access) está entre as novas formas de multiplexação nas redes de comunicações 5G e também é previsto para redes B5G (Beyond 5G). Em comparação com as técnicas baseadas em OMA (Orthogonal Multiplexing Access), o NOMA aumenta a região de capacidade dos sistemas de comunicação. Neste trabalho, estudamos um algoritmo chamado SIC híbrido, uma variante do SIC (Successive Interference Cancellation), aplicado durante o uplink em um cenário de colheita de energia (Energy Harvesting), isto é, um sistema WPCN (Wireless Powered Communication Network). Exploramos a situação em que o SIC é imperfeito, o que inclui o fator de erro residual nas equações das taxas de transferências de dados. O cenário consiste em uma célula circular com um ponto de acesso central e terminais móveis distribuídos uniformemente. Existem duas etapas no sistema: transferência de energia do ponto de acesso central para os terminais móveis na primeira, e uplink de informação em seguida, ou seja, transmissão de dados dos terminais móveis para o ponto de acesso central com a energia que foi coletada na primeira etapa. Considerando a diversidade dos serviços de Internet das Coisas ou IoT (Internet of Things) que devem ser implantados em redes 5G/B5G, no modelo considerado neste trabalho, há um terminal que requisita uma baixa taxa de transferência de dados e possui elevada prioridade, enquanto os outros terminais da célula requisitam maiores taxas de transferência de dados e possuem menor prioridade. Por meio de simulações computacionais, observamos o desempenho do sistema em termos de taxa de transferência de dados e probabilidade de interrupção com a aplicação do SIC híbrido.
Publicado
2021-01-01
Seção
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.