Síntese e caracterização de nanopartículas magnéticas
Resumo
Neste trabalho é apresentado um modelo de síntese de nanopartículas magnéticas de magnetita (Fe3O4) através do método de coprecipitação em meio aquoso, com materiais de fácil acesso e baixo custo. As nanopartículas foram produzidas a partir de sais de óxidos de ferro, são eles: cloreto ferroso (FeCl2) e cloreto férrico (FeCl3). As nanopartículas obtidas foram caracterizadas por Microscopia de Força Atômica (Atomic Force Microscopy - AFM) e observadas em relação à presença de um campo magnético externo. Foram observadas nanopartículas com diâmetro em torno de 50 nm. Estudos com nanopartículas magnéticas para o trabalho em biomedicina são amplamente conhecidos atualmente, sendo um dos principais o potencial de drug delivery que as nanopartículas magnéticas apresentam quando associadas com o revestimento em fármaco. O principal objetivo deste estudo é o aperfeiçoamento de uma metodologia de síntese que possa associar as nanopartículas magnéticas com um potencial revestimento de ácido anacárdico para estudo de drug delivery. O ácido anacárdico é um extrato da casca da castanha do caju e apresenta forte potencial antifungo, antibacteriano e anticancerígeno. Este projeto representa o primeiro trabalho de produção de nanopartículas magnéticas realizado no Laboratório de Engenharia de Materiais e Simulação de Sobral (LEMSS) do Curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Ceará, Campus Mucambinho, Sobral – CE.
Publicado
2021-01-01
Seção
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.