Utilização de matriz extracelular descelularizada para o cultivo tridimensional de folículos ovarianos bovinos em uma estrutura semelhante a um ovário artificial in vitro
Resumo
O cultivo in vitro de folículos ovarianos bovinos pode fornecer oócitos viáveis capazes de subsidiar outras biotécnicas como a produção in vitro de embriões nessa espécie. No entanto, os resultados incipientes com os atuais sistemas de cultivo evidenciam a necessidade de mais estudos que possam aprimorar esses sistemas. Assim, o desenvolvimento de um “ovário artificial” utilizando matriz extracelular ovariana (MEC) descelularizada pode fornecer uma microestrutura tridimensional capaz de apoiar o desenvolvimento folicular in vitro. Dessa forma, este estudo tem como objetivo avaliar a eficiência de um ovário artificial baseado em MEC ovariana descelularizada em suportar o desenvolvimento in vitro de folículos ovarianos bovinos. Para isso, a proposta se divide em três fases. Na fase 1, tecido ovariano bovino será descelularizado com Dodecil Sulfato de Sódio (SDS) e os scaffolds serão avaliados por histologia, microscopia eletrônica de varredura e análise de citocompatibilidade. Na fase 2, folículos primordiais, primários e secundários serão cultivados no interior dos scaffolds por 8 dias, a 38,5ºC, com 5% de CO2 e, após o período de cultivo, os folículos e as estruturas serão avaliados por histologia clássica, microscopia eletrônica de varredura, viabilidade e apoptose celular. Na fase 3 folículos antrais (~500µm) serão cultivados in vitro por 8 dias nas mesmas condições descritas para a fase 2 e após o período de cultivo, os folículos e as estruturas passarão por análises morfológicas por histologia, ultraestrutural por microscopia eletrônica de varredura e de viabilidade folicular. Os dados obtidos serão analisados com o auxílio do programa estatístico SAS (P<0,05). Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para o desenvolvimento de um arcabouço nativo capaz de fornecer uma microestrutura tridimensional que apoie o desenvolvimento folicular in vitro como estratégia de aproveitamento do potencial reprodutivo de bovinos.
Publicado
2021-01-01
Seção
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.