A concepção estética dos vídeos da série Caixinha de Música em 2021
Resumo
Caixinha de Música é uma das ações do Projeto Música na Escola, extensão do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará. Criado em 2020, o subprojeto Caixinha de Música almeja auxiliar no processo de iniciação musical através de vídeos educativos. São abordados assuntos tais como a leitura de partitura, paisagem sonora e percussão corporal. O público-alvo são crianças e adolescentes, estudantes das escolas da rede municipal de ensino da cidade de Sobral, Ceará. Os bolsistas do eixo de Recitais Didáticos do Projeto Música na Escola são os responsáveis pela criação, captação e edição dos vídeos didáticos, sob a supervisão do coordenador Marcelo Mateus. Este trabalho objetiva demonstrar as etapas na confecção dos vídeos do Caixinha de Música. Com reuniões semanais e contato direto através de redes sociais, a equipe discute as melhores maneiras para gravar os vídeos, bem como revisa coletivamente as produções audiovisuais criadas durante a semana. Através de observação e análise de vídeos na internet, monta-se um roteiro de normas técnicas e didáticas que auxiliarão no momento da gravação e edição das videoaulas. A cada semana, a equipe se reúne para analisar, sugerir ou modificar alguns elementos dos vídeos produzidos, até que se chegue a um consenso sobre a forma final. É utilizada uma linguagem menos formal, tanto verbal quanto visual, na tentativa de ser mais atrativa aos jovens. A utilização dos chamados memes, por exemplo, é de suma importância para essa comunicação dinamizada. Com os desafios enfrentados por conta da pandemia, a equipe conseguiu se portar bem para o desenvolvimento do trabalho. Não há um estúdio para gravação ou equipamentos de primeira linha para tal, tampouco editores profissionais de vídeo. Mas com o empenho para agir, os vídeos estão sendo feitos e logo espera-se que possam auxiliar no aprendizado de vários jovens.
Publicado
2021-01-01
Seção
VIII Encontro de Cultura Artística On-Line
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.