Estágio em Educação Infantil: A monitoria como espaço de reflexão sobre as possibilidades de atuação em meio a pandemia

Autores

  • Morgana Timbó Lima
  • Geórgia Albuquerque de Toledo Pinto
  • Cristina Façanha Soares

Resumo

O presente trabalho é fruto das reflexões do planejamento, da execução e do acompanhamento das atividades de Estágio em Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará no contexto da pandemia. A escolha de prosseguir com as atividades de estágio, mesmo com o distanciamento físico, deu-se no sentido de garantir o acesso à educação dos alunos do curso de pedagogia da FACED/UFC e das crianças dos CEIs assistidos por meio de nossas atividades de Estágio. Outra justificativa, foi o entendimento da função da Universidade como instituição que pode auxiliar na busca de respostas para um contexto único como este e de tanta complexidade. Para isso, optou-se pelo estágio com o caráter de pesquisa Pimenta (2009) para atuar junto aos professores da rede do município de Fortaleza e de Maranguape. Este trabalho tem o objetivo de relatar as experiências e reflexões que definiram o percurso realizado pelas docentes responsáveis pelo referido componente curricular, em diálogo com as respectivas monitoras e construir uma narrativa, a partir das observações feitas no decorrer do processo de implementação do plano, articulando-o com a proposta formativa do Estágio. A metodologia utilizada para a composição desta obra foi uma pesquisa bibliográfica e documental e o acompanhamento dos alunos matriculados no Estágio em Educação Infantil. Pudemos observar o impacto positivo da proposição da Universidade nas instituições sujeitas à atuação dos estagiários, por meio da relação estabelecida entre os mesmos que se sentiram apoiados mutuamente, gerando um contexto de trocas e produção de saberes relevantes para ambas as instituições. Esta produção evidenciou a relevância da articulação da prática com a teoria, logo que, em meio a emergência sanitária mundial, o amparo sólido nas propostas teóricas subsidiou a Universidade a manter sua contribuição com a sociedade e não se abster frente às adversidades enfrentadas pelas instituições sujeitas à pesquisa.

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Publicado

2022-01-01