Trilhas ecobotânicas em tempos de isolamento social: Transpassando os muros acadêmicos através da democratização do conhecimento virtual

Autores

  • Aidee Araújo de Oliveira
  • Marcelo Freire Moro

Resumo

A difusão do pensamento ecológico é uma importante meta contemporânea diante dos imensos impactos humanos sobre os ecossistemas. Ela deve ser obtida através da ampliação de conhecimentos científicos associado à sensibilização ética voltada à conservação ambiental. As práticas de educação ambiental cumprem importante papel na formação cidadã, sendo indispensável em nossa sociedade. Diante disto, o Projeto de Extensão ‘Trilhas EcoBotânicas’, do Labomar/UFC, em parceria com o Cuca Ambiental, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, busca propagar uma consciência ambiental crítica entre a juventude da cidade, visando a sensibilização acerca do cuidado com a natureza. Através dessa parceria da extensão-UFC com o município, foram promovidas atividades de educação ambiental de forma remota, devido à pandemia do SARS-CoV-2. Ministramos o minicurso “Introdução à Educação Ambiental” para o público geral, e promovemos a realização de lives e postagens em mídias sociais do nosso laboratório na UFC e do Cuca Ambiental. Através de redes sociais, como Instagram e Youtube, foram abordadas temáticas pertinentes às questões ambientais, abertas ao público em geral. A live ‘Águas nas cidades’, teve como um dos ministrantes o Professor Francisco Esteves, da UFRJ, que é um expoente nacional da Limnologia. Essa live se destacou por alcançar o número significativo de 664 inscritos e mais de 1.400 visualizações no Youtube. Já nosso minicurso obteve 66 inscritos, que eram estudantes da escola municipal EEMTI Eudoro Corrêa e jovens selecionados como monitores ambientais pela Rede Cuca. Os encontros de educação ambiental foram ministrados via Google Meet pela bolsista e por extensionistas voluntárias que se engajaram em nosso projeto. A cada semana, foram abordados assuntos introdutórios de educação ambiental, de uma forma mais acessível. Ao final, disponibilizamos material didático complementar no formato de e- books, elaborados pela própria bolsista do projeto, com conteúdos abordados nos encontros para uma melhor proximidade com as temáticas. Ao longo do projeto verificamos a importância da democratização do conhecimento, através de ferramentas que furem a bolha acadêmica e chegue no coletivo. Com isso, o projeto de Trilhas EcoBotânicas, que era baseado em encontros presenciais antes da pandemia, conseguiu não apenas manter, mas ampliar o alcance inicial do projeto, com participantes fixos das escolas públicas nos nossos minicursos somado ao público que acompanhou as lives ambientais ao longo do ano. Cremos que com isso conseguimos ultrapassar virtualmente os muros da academia, levando a na difusão do conhecimento científico e do pensamento ecológico para a sociedade, mesmo em tempos de isolamento físico.

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Publicado

2022-01-01