A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE UMA VISÃO EMPREENDEDORA NA ACADEMIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO START UFC
Resumo
A taxa de empreendedorismo no Brasil é a maior entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), atingindo 38%. Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizada em 2019. Isso significa que cerca de 52 milhões de brasileiros têm um negócio próprio, número que aumenta a cada dia. O ato de empreender pode ser considerado como utilizar a sua experiência de vida, suas habilidades e, principalmente, as suas competências para explorar todas as oportunidades do mercado e criar novos produtos e serviços. Experienciar um pouco de Empreendedorismo durante a formação universitária pode ser um grande diferencial na vida profissional dos alunos. O projeto de Extensão Start UFC, da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus de Crateús, surgiu com o intuito de fornecer vivência neste assunto aos estudantes e disseminar o Empreendedorismo na região. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no projeto, com foco no uso da Aprendizagem Cooperativa nas Formações Empreendedoras, uma das principais atividades desenvolvidas no Start UFC. As Formações Empreendedoras são encontros semanais entre os membros do projeto, 17 discentes atualmente, com a finalidade de desenvolver conteúdos voltados à ampliação de determinados conhecimentos na área do Empreendedorismo. Na metodologia de Aprendizagem Cooperativa, estimula-se o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade individual, da interação promotora e das habilidades sociais dos participantes, já que os próprios membros do grupo planejam e executam as atividades das Formações em uma ajuda mútua entre os membros. Além disso, é observado o ponto central da Aprendizagem Cooperativa, a interdependência positiva, pois os membros trabalham juntos a fim de maximizar a aprendizagem dos demais, compartilhando recursos, oferecendo apoio mútuo e celebrando juntos cada conquista, compreendendo que o êxito do grupo depende do êxito individual. Nessa percepção o aluno deixa de ser apenas o receptor e passa a assumir o papel de redimensionador do próprio conhecimento. Espera-se que com este relato de experiência, a dinâmica das Formações Empreendedoras seja difundida para novas áreas além do Empreendedorismo, disseminando a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.