ANÁLISE DO PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS INSCRITOS NO PROHABITA, ESCRITÓRIO DE HABITAÇÃO SOCIAL DE CRATEÚS

  • Fernando Antonio de Carvalho Caxias Filho
  • FRANCISCO EMERSON FERREIRA DE MACEDO RAFAEL NUNES FERREIRALUAN MIGUEL PINTO FARIAS
  • Tatiane Lima Batista

Resumo

O PROHabita, Escritório de Habitação Social de Crateús, é um projeto de extensão da UFC Crateús que tem como objetivo oferecer, de forma gratuita, assistência técnica e elaboração de projetos de engenharia, construção, reforma e regularização fundiária para famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos, além de prover informações e orientação sobre construção civil de maneira geral. A inscrição no projeto é feita através do preenchimento de um formulário, disponível nas redes sociais. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma análise de perfil das pessoas que preencheram o formulário de inscrição para serem beneficiadas pelo PROHabita. O procedimento se iniciou com a coleta dos dados do formulário e a tabulação deles em uma planilha do Microsoft Excel. O período de dados compilado compreende as inscrições realizadas nos anos de 2020 e 2021. O foco foi nas respostas de idade, local de moradia, renda mensal, profissão, serviço desejado, além do meio pelo qual o interessado conheceu o PROHabita. Após compilados, os dados foram verificados, em busca de possíveis erros, e em seguida segregados por tipo de dado (texto, número) e por tipo de resposta (para as perguntas de múltipla escolha). As informações são então representadas em gráficos, adequados para cada tipo de dado: tipo “pizza” para os dados de idade, renda mensal e serviço desejado; tipo “mapa” para o local de moradia e tipo “setorial” para a profissão. Os gráficos são unidos em uma interface no formato de dashboard, de modo a facilitar a leitura e a compreensão. Novas entradas do formulário são adicionadas a lista e os gráficos são automaticamente atualizados. O resultado será fechado previamente a apresentação deste trabalho nos Encontros Universitários da UFC Campus Crateús de 2021. Espera-se obter a “persona”, ou perfil médio, do interessado a beneficiário do PROHabita, com características como sua idade, local de moradia, serviço desejado, renda, assim como a área de trabalho. A partir do perfil de beneficiário obtido através da pesquisa é possível direcionar os esforços de comunicação e marketing, de modo a atingir uma maior parcela do público alvo e, consequentemente, beneficiar um maior número de pessoas com os serviços ofertados pelo PROHabita.
Publicado
2021-01-01
Seção
Encontro de Extensão