AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS LIGADAS À MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO CAMPUS DA UFC EM CRATEÚS.
Resumo
A matemática é um campo de estudo fundamental para o profissional de TI, a ponto de estar presente em todos cursos da área. A propósito, são poucos os cursos de graduação que não possuem alguma disciplina ligada à matemática em sua grade curricular. Diante disso, questiona-se: Os estudantes de TI do Campus da UFC em Crateús entendem a importância das disciplinas relacionadas com matemática? Neste sentido, esta pesquisa buscou respostas para essa questão, tendo como objetivo avaliar a percepção dos estudantes em relação às disciplinas de Matemática Básica, Pré-Cálculo e Cálculo Diferencial e Integral I dos cursos de TI da UFC Crateús. Os dados foram coletados através de um questionário enviado por e-mail e WhatsApp aos alunos de diferentes períodos dos cursos. Para isto, foi desenvolvido um roteiro com 12 perguntas objetivas divididas em duas sessões. A primeira, comum aos dois cursos, procurou obter informações gerais sobre as experiências do aluno na disciplina e a sua opinião a respeito da importância desses conteúdos para suas carreiras profissionais e acadêmicas. A segunda, específica para cada curso, indagou sobre quais competências descritas no Projeto Político Pedagógico dos cursos, foram desenvolvidas com a realização das disciplinas. Participaram da pesquisa 47 alunos, dentre os quais 48,9% eram calouros. Os alunos de Sistemas de Informação foram a maioria, somando 51,1% do total. Dentre os resultados, destaca-se que cerca de 43% dos participantes consideram como BAIXA ou MUITO BAIXA a importância da disciplina de cálculo ou pré-cálculo para suas carreiras profissionais. Em contrapartida, esse número é menor quando se trata da disciplina de Matemática Básica, sendo considerada MUITO BAIXA por apenas 6,4% do público e BAIXA para 0%. Em termos acadêmicos, quando se trata da percepção dos participantes quanto à importância das disciplinas para o curso, esses valores caem para 23,9% em pré-cálculo e Cálculo, enquanto que 6,4% dos participantes consideram como de importância BAIXA a disciplina de a Matemática básica para o curso. Os dados colhidos também apontam que, quando analisado por curso, 51% dos alunos de Ciência da Computação consideram cálculo com BAIXA ou MUITO BAIXA importância para suas vidas profissionais, contra 25% dos alunos de Sistemas de Informação. Outro dado importante, é que a maior parte das respostas negativas para Cálculo ou pré-cálculo foi dada pelos veteranos. O inverso ocorreu com Matemática básica. A competência “Auxiliar os profissionais das outras áreas a compreenderem a forma com que sistemas de informação podem contribuir para as áreas de negócio” foi a mais selecionada, tendo sido indicada por 13 alunos. Pode-se concluir, portanto, que independente do semestre em que se encontram, ainda existe dificuldade por parte dos alunos em compreender a necessidade do domínio da matemática para o alavancar de suas carreiras nas áreas de TI.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.