MINICURSO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR OS DISCENTES EM UM PERÍODO DE AULAS REMOTAS.

  • Samuel Martins Pereira
  • ANA LUIZA SOARES CAMPELO
  • JosÉ Wellington Franco da Silva

Resumo

A disciplina de probabilidade e estatística está presente nos cinco cursos da UFC no Campus de Crateús, mostrando assim a importância dessa disciplina para resolver diversos problemas de diferentes áreas do conhecimento. Diante do contexto da pandemia de Covid-19, as aulas do semestre 2021.1 continuaram acontecendo de maneira remota. Assim, diante da necessidade de fornecer uma melhor assistência aos alunos matriculados na disciplina de probabilidade e estatística, foi realizado um minicurso com os discentes matriculados na disciplina. Portanto, esse trabalho tem como objetivo apresentar o processo de criação desse minicurso, bem como a avaliação por parte dos discentes. O minicurso ocorreu antes do início das aulas da disciplina e teve uma duração de 10 horas, onde foram produzidas cinco Videoaulas com assuntos relevantes para a área da probabilidade e da estatística e sendo disponibilizados na plataforma Google Drive, juntamente com os slides das respectivas aulas. A escolha dos temas foi realizado depois de fazer um levantamento dos conteúdos da disciplina e escolhido os assuntos mais fundamentais e básicos. A maioria dos alunos matriculados na disciplina eram dos cursos de Sistema da Informação e Ciência da Computação. Além disso, uma parcela significativa dos discentes haviam ficados retidos nessa disciplina em semestres anteriores. As frequências foram contabilizadas mediante as respostas dos alunos a um questionário referente a cada uma das Videoaulas, onde as perguntas eram elaboradas de tal forma a verificar se os alunos realmente tinham compreendido os conteúdos ministrados, realizando perguntas conceituais (Definição de probabilidade, estatística, média, desvio padrão, histograma, etc.) e de cálculo (Média, mediana, probabilidade, diagrama de ramo e folha, etc.). Verificou-se que o curso teve uma grande aceitação pelos alunos, já que cerca de 46% dos alunos participaram das aulas. No fim do curso, foram avaliados a metodologia e a qualidade dos materiais disponibilizados (Videoaulas e Slides) pelos alunos mediante um formulário online, onde eles poderiam dar uma nota para ambos os requisitos. Como resultado, tivemos que em uma escala de 0 até 10, a metodologia e os materiais disponibilizados tiveram uma nota média de 9,0 e 9,6, respectivamente. Portanto, a metodologia aplicada no minicurso foi satisfatória, uma vez que uma parcela significante dos alunos participou do minicurso e avaliaram de maneira positiva.
Publicado
2021-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência