MONITORIA EM FÍSICA PARA AS ENGENHARIAS: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO E UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO

  • Raquel de Albuquerque De Araújo
  • Antonio Francisco Gomes Furtado Filho

Resumo

A vivência de monitoria exercida por alunos monitores e monitorados tem grande importância no âmbito acadêmico. Ao discente-monitor essa oportunidade oferece a capacidade de lidar com situações voltadas à docência, situações estas, que são capazes de estimulá-lo a optar pela carreira docente ou impactá-lo negativamente. Aos alunos monitorados, por sua vez, repassa um ambiente onde o aprendizado ocorre de maneira mais dinâmica e mútua. De acordo com Natário e Santos (2010), o monitor, vivenciando a situação do aluno é capaz de captar as dificuldades deste, seja com um conteúdo específico ou com a disciplina, e tornar-se mais sensível aos problemas que o aluno possa estar enfrentando. A física é compreendida como a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos, desse modo, é vista como instrumento de trabalho de um engenheiro. As disciplinas de física presentes nas grades curriculares dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará – Campus Crateús visam dar suporte aos futuros profissionais e prepará-los para o mercado de trabalho tornando-os aptos para soluções de problemas com tecnologias já existentes e capacitando-os para o desenvolvimento de novas. Com base nisso, a Monitoria em Física é uma ferramenta de apoio pedagógico, com o objetivo de obter resultados positivos no desenvolvimento acadêmico dos discentes, analisar a correlação entre a frequência destes e apresentar dados estatísticos a respeito da participação dos discentes no ambiente de realização da monitoria. Através de questionários foi dado aos alunos a oportunidade de opinarem acerca de outros fatores que os afetam diretamente, tais como: bibliografia utilizada e base de conhecimentos em física e matemática. Ademais, os questionários reservavam espaços para sugestões direcionadas ao discente-monitor. Portanto, as monitorias ocorreram mensalmente visando auxiliar os discentes monitorados. A metodologia utilizada envolveu revisão de tópicos que foram ministrados pelo professor em sala de aula, resoluções de listas de exercícios e tira dúvidas em horários não síncronos, no entanto, a Monitoria em Física Geral I apresenta-se como um instrumento relevante para auxílio dos discentes que se interessam não somente pela aprovação, mas também pelo alcance de mais conhecimento. Outrossim, a monitoria é uma experiência enriquecedora para o monitor, por permitir um vislumbre da realidade a docência dentro de uma universidade.
Publicado
2021-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência