MONITORIA: ALTERNATIVAS PARA MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CÁLCULO

Autores

  • Eliardo Soares Coelho
  • Francisco Yure Santos do Nascimento

Resumo

O cálculo é um ramo da matemática muito importante, visto que é utilizado para descrever e modelar fenômenos da natureza. Assim, esse conhecimento, considerado uma grande criação da inteligência humana, é essencial para a formação acadêmica de diversos profissionais. Todavia, a aquisição de tais conhecimentos está associada a dificuldades e muitos estudantes consideram o cálculo como um obstáculo na graduação. Nesse âmbito, no semestre 2021.1, com a pandemia do Covid-19, as dificuldades aumentaram, pois, muitos alunos se sentem desconfortáveis ao estudarem sem a infraestrutura proporcionada pela universidade. Sob esse viés, com o objetivo de minimizar essa problemática e auxiliar os discentes, foi proposto a monitoria das disciplinas de Cálculo Fundamental I e II nos cursos ofertados pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Crateús. Nesse contexto, com as limitações impostas pela pandemia, foram adotadas novas metodologias de ensino. Desse modo, o WhatsApp, principal meio de comunicação da monitoria, foi utilizado para sanar as dúvidas dos alunos. Também foi usado o Google Meet para realizar videoconferências, uma vez que essa é uma forma dinâmica de interação. Além disso, foram disponibilizados, no YouTube, vídeos com a resolução de questões. Por último, os discentes tiveram a oportunidade de responder um formulário e opinarem sobre o nível de conhecimento prévio em matemática e os empecilhos enfrentados ao longo da disciplina. Dentre as 63 respostas, 14,3% afirmaram que seus conhecimentos prévios em matemática eram poucos ou nenhum. Esse resultado mostra a insuficiência da matemática básica no ensino médio. Ademais, 95,2% das respostas indicaram que a metodologia contribuiu para o aprendizado, assim como 90,5% avaliaram a monitoria como ótima. Portanto, pode-se notar a importância que a monitoria de cálculo tem para a melhoria no ensino da graduação dos universitários, dado que essa ferramenta mostrou-se crucial para majorar a assimilação dos conteúdos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência