O USO DA PLATAFORMA DE VIDEOCONFERÊNCIA GOOGLE MEET E DO APLICATIVO DE MENSAGENS WHATSAPP NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DE ENSINO.

  • Laercio Silva da Costa
  • Lílian de Oliveira Carneiro

Resumo

Em 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou sobre o início de uma pandemia causada por um vírus conhecido como SARS-CoV-2 (sigla do inglês que significa coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave). Em meio às inúmeras limitações e desafios causados pela pandemia, com destaque para o isolamento social, o sistema educacional adotou o ensino remoto com o objetivo de assegurar os compromissos pedagógicos de ensino-aprendizagem. A Internet tornou-se essencial na manutenção da programação acadêmica, inclusive para as atividades de monitoria que foram adequadas ao campo virtual. Os encontros da monitoria de Álgebra Linear, por exemplo, que antes eram presenciais, precisaram ser adaptados para a modalidade online, sendo realizados por meio do serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google, o Google Meet. O aplicativo de mensagens WhatsApp também foi utilizado como ferramenta de comunicação entre o monitor e os 174 discentes das 5 turmas ofertadas. A maioria das dúvidas sanadas foi via mensagens de texto, áudio, vídeo e arquivos enviados usando a plataforma. Este trabalho tem como objetivo apresentar, por meio de um relato de experiência, as vantagens e desvantagens das ferramentas utilizadas na monitoria. No decorrer da monitoria foram observados alguns pontos que destacaram positivamente o Google Meet como a possibilidade da realização de reuniões instantâneas, que podem ser acessadas por navegadores da Web ou por aplicativos para Android e iOS. O serviço de videochamadas permite até 100 participantes gratuitamente e permite a interação por meio de chat, áudio e vídeo. Conta também com uma ferramenta de lousa interativa, o Jamboard, permitindo apresentar resoluções de questões e demonstrações. Como ponto negativo, aponta-se a falta do recurso de gravação, disponibilizado apenas para usuários com edições específicas do Google Workspace. Assim, os encontros de monitoria não puderam ser gravados e disponibilizados posteriormente. Com relação ao WhatsApp, aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz e vídeo, a principal vantagem está na possibilidade de estabelecer um contato mais rápido com os alunos. Os usuários podem enviar áudios, imagens e documentos em PDF, além de vídeos, o que facilita a discussão das resoluções de questões, mesmo usando textos matemáticos. Desse modo, os discentes podem tirar dúvidas rápidas a qualquer hora do dia, o que pode ser caracterizado também como um ponto negativo, já que fica mais difícil estabelecer limites no horário de atendimento. As monitorias remotas também enfrentam algumas adversidades como problemas de conexão, o que dificulta o acesso às aulas e a interação de alguns alunos nos grupos das turmas. O ensino remoto promove novos desafios e barreiras que aos poucos vão sendo ultrapassados. Com ele, novas perspectivas se abrem como a possibilidade de aliar as potencialidades do ensino remoto com o presencial objetivando sempre um ensino-aprendizagem de qualidade.
Publicado
2021-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência