A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO NA COLETA SELETIVA DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS.
Resumo
A coleta seletiva é uma opção de gestão de resíduos sólidos determinante na redução dos impactos ambientais do consumo. Seja nas ruas, em galpões de triagem ou em lixões, trabalhadores (as) do lixo, como são conhecidos no setor, pelo caráter das atividades desempenhadas, precisam de segurança laboral, e foi constatado o não uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi diagnosticar as condições de trabalho na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Crateús – RECICRATIU e contribuir com a formação em Higiene e Segurança do Trabalho dos associados. Primeiramente, foram realizadas entrevistas com 10 dos associados, as quais tiveram como base um formulário online. Os resultados funcionaram como instrumento de análise das condições de trabalho, assim como os registros fotográficos e as anotações realizadas no diário de campo, in loco. Depois de executadas as metodologias de coleta de dados, os resultados foram sistematizados em planilha e analisados. A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Crateús – Recicratiú está em funcionamento desde 2012, sendo, atualmente, composta por 25 associadas (os). Analisando-se as respostas, tem-se que: 66,7% dos associados já sofreram algum tipo de acidente no local de trabalho, em relação às melhorias nas condições de trabalho, 77,8% apontaram a limpeza do galpão como deficiente e 55,6% relataram que o acesso ao banheiro precisa melhorar. Percebeu-se que é unânime o desejo de melhorias na Higiene e Segurança do Trabalho na Associação. Detectadas as fragilidades e potencialidades, sugere-se para um trabalho futuro a organização de um momento de formação na Associação para apresentação dos resultados e difusão da importância da Segurança e Higiene do Trabalho da profissão desempenhada por eles(as) e também de questões ambientais relacionadas ao setor. O envolvimento de trabalhadoras e trabalhadores da coleta seletiva de outros lugares, com a finalidade de proporcionar trocas de experiências e fortalecer o trabalho da associação, deve ser considerado. Espera-se que a pesquisa possibilite a melhoria das políticas públicas locais.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.