ANALISE DA GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS, CEARÁ: DESAFIOS E OPORTUNIDADES.

Autores

  • Iago Furtado Nunes
  • EVANDRO EDUARDO BARBOSA MENDONçAMARIA ANDRESSA XIMENES DE SABOIAEDIMARA TORRES DE OLIVEIRA
  • Luana Viana Costa e Silva

Resumo

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é um instrumento de planejamento público que propõe a atuação integrada entre os serviços de gestão de resíduos sólidos (RS) prestados pelo município à população e destes com outros setores da municipalidade. A orientação da tomada de decisão dos responsáveis pela gestão municipal dos RS e a facilitação da efetivação de programas e ações, assim como a sua melhoria continua, devem ser os focos. Porém, deficiências em sua implantação associadas aos desafios gerados pelo contínuo crescimento urbano e/ou gerenciamento inadequado continuam causando problemas ambientais, sociais e econômicos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a gestão integrada de resíduos sólidos do município de Crateús – CE, a fim de identificar pontos de melhorias. A princípio, realizou-se o estudo do PMGIRS de Crateús e bibliografias sobre a temática. Em seguida, foram elaborados três formulários no Google Forms que foram aplicados com representantes de setores do Poder Executivo envolvidos, a priori, da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), além de trabalhadores diretamente envolvidos com as diferentes etapas do manejo dos RS. Posteriormente, os dados coletados foram sistematizados e analisados, correlacionando-os, com o objetivo de identificar quais as principais dificuldades e/ou limitações enfrentadas. Por fim, foram elaboradas propostas de melhoria a serem apresentadas para os envolvidos. Espera-se que os resultados gerados pela presente pesquisa sirvam como subsídio para que o poder público municipal atue na melhoria da gestão de RS local, executando as ações e estratégias propostas, fortalecendo o setor.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Acadêmica