GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DO APRENDIZADO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS NO SERTÃO DE CRATEÚS

Autores

  • Afonso Augusto de Oliveira Neto
  • CAIO DE CASSIO GOMES DE SOUZAMARCOS DANIEL MARQUES BONFIMLUíSA GARDêNIA ALVES TOMé FARIAS
  • Janaina Lopes Leitinho

Resumo

A educação ambiental tem como objetivo construir cidadãos conscientes e comprometidos com a natureza, contribuindo para a melhoria da realidade socioambiental. Para isso, é necessário aumentar a conscientização ambiental da população, principalmente das crianças que são o presente e o futuro de nossa sociedade. Este trabalho tem como objetivo proporcionar educação ambiental para crianças de 8 a 12 anos dos municípios do sertão de Crateús, em especial aquelas que convivem direto ou indiretamente com o bioma caatinga e com o rio Poty. Como estratégia educacional foi construído um vídeo de 2:49 min com temas da caatinga e do rio Poty, com discurso pedagógico apropriado para a faixa etária e disponibilizado no endereço eletrônico https://youtu.be/xsy7xKfEMP4. Junto a este vídeo foi disponibilizado um game no formato quiz, via plataforma wordwall, disponibilizado em https://wordwall.net/play/20699/284/903. Estes recursos devem ser usados de forma associada com as cartilhas do catingueiro da Associação Caatinga e plano pedagógico de escolas municipais da região como forma de proporcionar fixação dos conteúdos abordados e previstos para educação ambiental nas escolas. Os resultados foram coletados através de gráficos fornecidos pelo aplicativo do jogo. O estudo preliminar realizado com 10 crianças na faixa etária definida anteriormente, analisado pelo ponto de vista dos gráficos do game mostrou que, 40% das crianças acertaram todas as perguntas do quiz, 30% obtiveram resultados baixos e os outros 30% alcançaram resultados de intermediários. É importante salientar ainda que, o uso da gamificação diminui a distância entre o conteúdo formal e o aprendizado, pois permite através do lúdico, uma maior absorção além de feedbacks instantâneos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Acadêmica