LATEX, UMA PLATAFORMA FACILITADORA NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

  • Maria Gabrielle Araujo Silva
  • MATEUS FERREIRA DA SILVA
  • Márcio de Melo Freire

Resumo

Escrever um bom texto acadêmico seguindo as normas da ABNT requer tempo e atenção, principalmente quando se deseja escrever documentos mais complexos, como: TCCs, dissertações, teses e artigos científicos. Sendo que ao realizar alguma alteração no documento ou acrescentar alguma parte nova faz-se necessário alterar todo o texto, desde as enumerações até as referências utilizadas. Diante disso, a plataforma LaTeX atua para simplificar a digitação dos textos, principalmente de caracteres matemáticos, sendo um sistema de composição tipográfica de alta qualidade que inclui recursos para a produção de documentos técnicos e científicos. Assim, essa plataforma compreende uma série de comandos que possibilitam aos usuários não se preocupar com a formatação do documento por possuírem layout já definidos, através da programação dos textos de forma padrão, conforme as normas da ABNT. Desse modo, nosso projeto foi criado com intuito de ajudar e facilitar o desenvolvimento dos discentes ao produzir documentos técnicos e científicos, utilizando os comandos necessários de forma rápida e flexível para aplicação da plataforma LaTeX, com objetivo de otimizar o tempo de produção para obter alta qualidade tipográfica. Em vista disso, foi inicialmente realizado um curso de LaTeX para o aprendizado do manuseio da plataforma, com objetivo de melhor desenvolver as notas de aula realizada pelo professor a fim de obter uma elevada qualidade tipográfica. Como resultado, espera-se que os discentes possam aplicar esse sistema de edição de texto em meios acadêmicos e científicos. Além disso, converter as notas de aula manuscritas fornecidas pelo professor, em textos com excelente qualidade tipográfica. Depreende-se que ao final das atividades do projeto, essa plataforma seja aplicada como uma ferramenta que possa auxiliar na criação de textos e na leitura das notas de aulas.
Publicado
2021-01-01
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica