ME SALVA, MINAS! METODOLOGIA ALTERNATIVA DE APRENDIZADO E INCENTIVO A PERMANÊNCIA NA GRADUAÇÃO DE UM ESTUDANTE ESTRANGEIRO EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Ana Glória Barbosa Machado
  • JOAO PEDRO DE ABREU MESQUITAANA CHIRLEM SOARES TEIXEIRAISABELLE RODRIGUES BRITO
  • Kennedy da Silva Ramos

Resumo

A educação para estrangeiros no Brasil ainda apresenta algumas dificuldades em relação a adaptação dos estudantes no ensino superior, principalmente com a aprendizagem e o desenvolvimento de uma rotina de estudos diários. Pensando nisso foi criado o projeto “Me Salva, Minas” em parceria com o Programa de Iniciação Acadêmica, iniciando suas atividades em 2020, na Universidade Federal do Ceará Campus Crateús. O projeto visa incentivar e apoiar um aluno estrangeiro, natural de Guiné Bissau, o mesmo é estudante do 5° semestre do curso de Engenharia de Minas e conseguiu a oportunidade de cursar gratuitamente a graduação no país através de um programa do governo brasileiro. O discente enfrentou diversas dificuldades com a adaptação a nova rotina, de se relacionar com novas pessoas, a distância da família, além de estar cursando uma graduação em engenharia, vista como complexa no meio acadêmico. Desse modo, o projeto Me Salva, Minas! foi criado como metodologia alternativa à sala de aula, com o objetivo de ajudar, apoiar e incentivar no seu aprendizado de modo a obter um bom rendimento nas disciplinas e conseguir permanecer na graduação, com a ajuda do bolsista do projeto. Além de tentar evitar a reprovação em mais de duas disciplinas por semestre, visto que o programa no qual o discente está inserido não permite essa condição, podendo sofrer penalidades, perdendo assim, a oportunidade de estudar no país. Diante disso, foram realizadas algumas ações, afim de o estudante obter um bom rendimento acadêmico. Foram utilizadas para aprimorar seus conhecimentos nas disciplinas vistas em sala de aula, as ferramentas encontradas na internet, em canais de vídeos no YouTube. Como atualmente vivenciamos um momento atípico, diante de uma pandemia, foram realizados encontros virtuais semanais, através da plataforma Google Meet, no qual o aluno esclarecia suas dificuldades nas atividades e então procurava-se solucionar as suas dúvidas da melhor maneira possível. Busca-se ainda realizar outra ação, de criação de grupos de estudos de aprendizagem cooperativa, para a interação com outros alunos e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, visto que antes do início do projeto o estudante obteve um baixo aproveitamento nas disciplinas, enquanto nos semestres depois da criação do projeto apresenta um rendimento chegando até 100% nas disciplinas. Portanto, pode-se concluir que a metodologia possui grande relevância, o aluno relata que ajudou a crescer bastante no curso e conseguiu obter ótimos resultados desde o início do projeto, pois o mesmo vem sendo acompanhado e tem um maior auxílio para a compreensão dos conteúdos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Acadêmica