ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A DESCRIÇÃO DO USO DA VERMICULITA COMO MEIO FILTRANTE PARA RETER CONTAMINANTES EM FLUIDOS
Resumo
Os minerais industriais aplicados à tecnologia ambiental, ditos minerais verdes, apresentam um aumento na sua utilização para o tratamento de efluentes industriais, de efluentes domésticos e na remediação de ambientes contaminados por metais pesados, conforme destacado por SILVEIRA (2006) e CHUI (2004). Dentre esses minerais tem-se a vermiculita, mineral pertencente à família das micas que se constitui a partir da alteração da biotita. Destaca-se para essa aplicação devido as suas propriedades superficiais, elevados valores de áreas superficiais específicas e carga superficial negativa. Propriedades obtidas a partir da esfoliação, ou expansão, sob a forma de camadas quando submetidas a temperaturas elevadas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo realizar uma caracterização de natureza descritiva e integrativa, de revisões bibliográficas da utilização da vermiculita para o tratamento de efluentes. A presente pesquisa considerou trabalhos da base do Google Acadêmico com um limite temporal de 17 anos, na qual, levou-se em consideração os objetivos dos estudos, as metodologias utilizadas nos trabalhos, as formas que os minerais se encontram, as formas de obtenção dos dados e os resultados obtidos nos mesmos. Dessa forma, foi possível obter resultados satisfatórios quanto a adsorção de metais pesados e de alguns contaminantes orgânicos apolares como os óleos e o querosene e os polares como o clorobenzeno e as aminas pelo mineral vermiculita. Sendo, então, essa etapa inicial que irá contribuir de modo a embasar o desenvolvimento do trabalho da aplicação da vermiculita do município de Queimada Nova localizada no sudeste do Piauí a fim de determinar a eficácia da mesma no tratamento de efluentes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.