“ESCREVENDO” O AMANHÃ: UMA ESCRITA CRIATIVA, PERMEADA DE SAUDADE, ABRAÇOS E CALOR

Autores

  • Antonio Vanutti Galvão da Silva
  • LARA DE ALMEIDA CARNEIRO
  • Luísa Gardênia Alves Tomé Farias

Resumo

Nesta oficina, iremos caminhar através de nossas casas. Frechas das portas, portões, telhas e janelas. Uma luz que nos apresenta rapidamente a alegria e a ansiedade de pensar no amanhã, no depois de amanhã e no dia que tão logo poderemos nos enlaçar calorosamente, uns aos outros. Uma oficina para explodir os nossos anseios, mas principalmente os nossos sonhos e desejos. O projeto “EscreVendo” o Amanhã, tem por objetivo promover a formação ampla e de qualidade acadêmica de forma atrativa e dinâmica que possa envolver os discentes e demais participantes em atividades lúdicas de cunho artístico e social, estimulando a criatividade, a sinestesia, a empatia, a resiliência e a interação virtual, reforçando a cidadania e a consciência social de todos os participantes. Inicialmente, foi realizado o convite a três profissionais formados em Artes Cênicas, a saber Paulo Andrézio, Bruno Tavares e Luan Brito. Em seguida, definiu-se a metodologia a ser utilizada para a realização da escrita criativa, assim como data, horário e plataforma online que pudesse abranger o maior número de participantes. O evento foi dividido em três momentos. No primeiro momento, foi feita a escrita numa folha de papel sobre o espaço “casa”, à medida que o mediador iria dizendo palavras relacionadas a esse ambiente, os participantes escreviam seus sentimentos, sensações e impressões que estariam interligados ao seu ambiente de casa. No segundo momento, trabalhou-se a ideia de poetização. Transformar em poema todos os sentimentos descritos no primeiro momento. No terceiro e último momento, foi possível compartilhar as produções artísticas. Era hora de expor todas as emoções por meio dos poemas construídos. O evento abrangeu cerca de trinta discentes. Ao final do evento, foi aplicado um formulário a fim de colher resultados e saber se os objetivos iniciais foram alcançados, no qual obteve-se vinte e cinco respostas. O mesmo, continha três perguntas relacionadas aos sentimentos que foram aflorados durante a oficina, se o evento foi considerado benéfico/positivo nesse momento de pandemia e se caso viesse a acontecer outra edição da oficina os discentes participariam novamente. Dentre os muitos sentimentos respondidos, destacou-se: leveza com 96%, nostalgia com 88% e empatia 80%. Todos os vinte e cinco participantes concordaram que o evento foi proveitoso e favorável no contexto de isolamento social e atrativo para os Encontros Universitários. Ainda, cerca de 88% responderam que participariam novamente da oficina e os outros 22% afirmaram que provavelmente compareceriam em uma segunda edição. Diante do exposto, conclui-se que com a oficina de escrita criativa foi possível fomentar a sinestesia, resiliência, empatia e leveza. Promover o dinamismo, interação e atividades lúdicas no âmbito acadêmico. Estimular no evento dos encontros universitários habilidades de âmbito cultural, social e artístico e desenvolver a formação ampla e de qualidade que reforce a cidadania e a consciência social.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Encontro de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial