PET INDICA: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZADO E LAZER

Autores

  • Eric Ferreira Gomes
  • JOSÉ FABRÍCIO DO NASCIMENTO ANDRADE
  • Luísa Gardênia Alves Tomé Farias

Resumo

A modalidade de educação a distância, denominada pela sigla EAD, tem sido implantada em todos os níveis de educação, do ensino fundamental ao ensino superior, desde as escolas da rede pública às privadas. Situação esta imposta devido ao cenário de isolamento social decorrente da pandemia causada pela COVID-19. Dessa forma, o ensino a distância busca inserir os meios tecnológicos no processo de aprendizagem e ensino, de forma a realizar a mediação das informações ofertadas pelo docente aos estudantes. No entanto, esse processo de implementação do EAD ainda possui dificuldades como: a falta de preparo e de equipamentos necessários para produção de vídeos por parte dos docentes, como também a dificuldade de acesso a essas tecnologias por parte dos estudantes. Nessa ótica, o volume de atividades propostas pelos professores aos alunos, aliadas ao novo cenário social, resultou em um aumento considerável de ansiedade, estresse e depressão nos estudantes universitários. Dessa forma, o Pet Indica é uma ação desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial – Pet UFC Crateús, que tem como objetivo levar o conhecimento de forma dinâmica, por meio de filmes e séries, ao passo que oferece aos estudantes um momento de lazer. Nesse sentido, o estudante consegue aprender de forma lúdica, visto que a experiência audiovisual exerce uma função alternativa informativa, tornando a realidade mais próxima, á medida que permite exemplificar os conceitos abstratos, ampliar a concepção e ponto de vistas, simplificar a compreensão da realidade e estimular fatos e conhecimentos a partir da experiências com os filmes e séries. Assim, por meio do perfil do programa no Instagram, as postagens são realizadas diariamente através dos stories, uma ferramenta de visualização rápida, e podem ser verificadas e revistas em um destaque no perfil. Para adquirir informações de análise a respeito do desempenho da ação (Pet Indica), foi aplicado um formulário de questionamento aos estudantes da Universidade federal do Ceará Campus Crateús, por meio de grupos na rede social WhatsApp e por E-mail, através das coordenações de curso, além disso, contou com o auxílio de colegas e professores para divulgação. Sendo assim, foram obtidas 97 respostas, tendo com maior representatividade os alunos do primeiro semestre dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e, Engenharia de Minas, que mencionaram conhecer a ação por meio de grupos na rede social (WhatsApp), tendo afirmação positiva para aderir as sugestões de mais da metade do público (50,5%), afirmando o apreço pela ação considerando-a como muito relevante. No entanto, constatou-se um número expressivo de pessoas que desconhecem a ação e tão pouco visualizam o conteúdo do programa. Portanto, verifica-se a importância que a rede social tem para o reconhecimento e visualização das atividades no cenário atual.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Encontro de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial