APRIMORAMENTO PESSOAL ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE BOLSISTAS - PROINTER

Autores

  • Rafael Tadeu de Sousa Benevides
  • Marlon Bruno Matos Paiva

Resumo

A Pró-Reitoria de Relações internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) juntamente com a Pró-Reitoria de assuntos estudantis (PRAE) responsável pela Bolsa de Iniciação Acadêmica disponibilizaram uma oportunidade única de desenvolvimento acadêmico e profissional integrando conceitos técnicos e teóricos aplicando nas rotinas de trabalho, dando ênfase em networking e otimização de processos. Segundo o escritor Alexandre Caldini Neto (2019) exemplifica em seu livro Networking Versus Notworking, o sucesso profissional se baseia em comunicação e interação. Dessa forma, o projeto em questão proporciona oportunidades para êxito profissional. É necessário que a PROINTER prioriza a alta demanda e participação ativa do corpo docente para desenvolvimento da UFC, sendo este um dos principais objetivos do projeto. Inserida nesse meio, há o aprimoramento das habilidades, principalmente pessoais, onde a comunicação e networking são peças chaves para o crescimento. É válido elucidar que as habilidades técnicas se fazem presentes durante o progresso do desenvolvimento utilizando conceitos de linguagem simples, tornando os materiais desenvolvidos mais acessíveis para a comunidade. A metodologia adotada em conjunto pelos integrantes e orientadores do projeto denota uma disponibilidade não só de cursos preparatórios indicados como Linguagem Simples, Excel e Bizagi, e também disponibilidade de horário para mentorias e acompanhamento, levando a reuniões de feedback, facilitando a comunicação e tornando o projeto mais leve e prazeroso. É perceptível o crescimento tanto acadêmico quanto intelectual e a compreensão do âmbito institucional que a PROINTER disponibiliza. A integração dos conhecimentos, tanto interpessoais quanto técnicos, baseados no que foi fornecido pelos treinamentos da equipe que compõe a Pró-Reitoria dando ênfase em Inovação empresarial, têm contribuindo de maneira positiva com o ambiente acadêmico, profissional e institucional.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Empreendedorismo e Inovação