BIONLINE: UMA AGÊNCIA DE MARKETING PARA BIONEGÓCIOS

Autores

  • Samia Alves Silva
  • Larissa Queiroz Pontes
  • Marcus Rafael Lobo Bezerra
  • Wallady da Silva Barroso
  • Andre Luis Coelho da Silva

Resumo

Durante a pandemia de COVID-19 inúmeras empresas encerraram suas atividades. Por outro lado, os negócios em saúde e biotecnologia apresentaram um crescimento exponencial. Segundo levantamento realizado pela Liga Ventures e PwC o número de healthtechs no Brasil aumentou 16,1% entre 2019 e 2022. E de acordo com a Grand Review Research o mercado mundial de biotecnologia foi estimado em US$1.023,93 em 2021 e até 2030 deverá crescer a uma taxa de 13,9% ao ano. No entanto, esses empreendimentos enfrentam desafios que limitam o seu crescimento e sucesso no mercado. Dentre eles, destacam-se a carência de know-how relacionados à gestão, comercialização e marketing. A principal razão para isso é que, tradicionalmente, essas empresas são criadas por equipes com formação técnico-científica. Para provar isso, entrevistamos - até o momento - 14 empresas desses setores onde cerca de 86% relataram que a equipe fundadora tem formação na área de atuação da empresa e não possui know-how em estratégias de marketing. Por esse motivo, aproximadamente 71% buscam profissionais ou agências de marketing para otimizar suas estratégias e ter menos trabalho, mas nem sempre esse é o caso. Nesse contexto, surge a Bionline - uma agência de marketing especializada para bionegócios de pequeno e médio porte. O objetivo é fornecer serviços de marketing tanto online quanto offline para essas empresas, onde elas poderão contratar e pagar (modelo de negócios B2B) por serviço(s) prestado(s) ou realizar a assinatura de serviços de demanda contínua. Em relação às alternativas existentes, principalmente os profissionais e agências de marketing convencionais, os quais dominam esse mercado, a Bionline é uma solução especializada formada por uma equipe multidisciplinar com expertises nas áreas científica e de marketing. Além disso, futuramente, objetivamos fazer uso de automação e inteligência artificial para otimizar a execução de alguns dos serviços prestados.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Empreendedorismo e Inovação