EXPERIMENTE AQUÍ: IDEAÇÃO DE UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA

Autores/as

  • Gisele Lima de Andrade
  • Maria Rita Soares da Silva
  • Jarder Tiago Lima Baima
  • Jhulie Anne Melo Silva
  • Maria da Conceicao Ferreira De Oliveira

Resumen

De acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que traz uma releitura do Saber para o Saber Fazer, é de suma importância o ensino prático aliado ao teórico para a executabilidade das habilidades expostas em sala de aula e para a aplicação na vida cotidiana. Diante do exposto, e com base nas vivências dos membros da equipe que são alunos egressos de escolas públicas, o seguinte problema comum foi identificado: a carência de aulas experimentais em muitas escolas. Assim, o projeto Experimente aQuí nasceu da necessidade de tornar mais acessível o conhecimento prático da disciplina de Química nas escolas. O problema foi validado por meio de entrevistas presenciais com professores e alunos de Química do ensino médio, bem como coordenadores e diretores escolares, que apontaram os seguintes obstáculos: ausência de material para as aulas práticas, dificuldade de alocar os alunos, carência de infraestrutura e equipamentos. Visando sanar essa problemática de forma fácil e acessível, a solução Experimente aQuí consiste em uma ferramenta pedagógica virtual voltada para o ensino prático da disciplina de Química nas escolas de ensino fundamental e médio. Quanto ao formato, será um aplicativo com laboratório virtual, no qual o aluno realizará as práticas com autonomia. Além disso, permitirá que o professor acompanhe o desempenho do aluno por meio do registro de como o experimento foi realizado. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de viabilização da ferramenta, buscando sua validação, bem como de estruturação da Startup. Inicialmente, o modelo de negócio da Experimente aQuí será B2B, tendo como público-alvo as escolas privadas do estado do Ceará, mas há possibilidade de ampliação para a rede pública de ensino, aplicando-se um modelo de negócio B2G.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

III Encontro de Empreendedorismo e Inovação