INDIK: MAPEAMENTO DE EXPANSÃO E OPORTUNIDADES

Authors

  • Francisco Irlisson Ferreira Dias
  • Breno da Costa Lima
  • Pedro Igor Mendes do Nascimento
  • Marcos Vinícius Rodrigues Brauna
  • Ítalo Dias Lemos Jatay
  • Adryane Gorayeb Nogueira Caetano

Abstract

Segundo o SEBRAE, em 2021, os MEIs (Microempreendedores Individuais) encerraram o ano com uma taxa de mortalidade de empresas de 37%. Isso se deu principalmente pelo pouco tempo disponibilizado para o planejamento estratégico da empresa, enquanto outras que tiveram mais tempo para se prepararem, conseguiram se estabelecer melhor no mercado. Assim, o projeto Indik trás em em sua base o Geomarketing, que por meio do mapeamento de dados econômicos e sociais, mostra os locais mais favoráveis à expansão ou abertura de negócios, podendo auxiliar micro e pequenos empreendedores de todo o Brasil. Com 32 entrevistas feitas por Formulários Google, mais de 90% dos entrevistados afirmaram que acham a localização importante, essa porcentagem se repete nas outras perguntas, 90,5% acham importante o conhecimento do público alvo e do local, e que com isso, o local poderá obter ganhos nas vendas e no marketing, além da fidelização de clientes. Propomos a criação de um site que tornará o serviço mais acessível, automatizando a entrega e o resultado para o cliente, e facilitando o pagamento por meio do próprio site, o mapeamento pretende entregar uma pesquisa imobiliária e o apoio no tráfego de anúncios por meio da geolocalização, tudo incluído em pacotes que poderão ser escolhidos no ato da compra. B2B (Business to Business) foi a forma do modelo que mais se adequa ao nosso negócio. Nesse ano, conseguimos validar o projeto por meio da venda de uma consultoria em geomarketing, no valor de R$ 1500,00, que será convertido como investimento para o projeto.

Published

2022-01-01

Issue

Section

III Encontro de Empreendedorismo e Inovação