OHANA IMPACT

Authors

  • Joao Everton Dias Costa
  • Ívina Lara de Sousa Rosa
  • Valéria Silva Rocha
  • Jose Carlos Lazaro da Silva Filho

Abstract

Segundo dados de 2016, existem no Brasil cerca de 820 mil OSCs, enquanto que em 2015, essas organizações captaram R$ 13,7 bilhões em doações, correspondente a 0,23% do PIB do Brasil, segundo o Instituto IDIS. Percebemos como o mercado das organizações do terceiro setor é promissor, mas pouco explorado, alguns aspectos que corroboram para esse quadro são a dificuldade de adaptação às tecnologias, problemas para conexão entre organizações e obstáculos internos na gestão, além da típica falta de recursos financeiros. Assim, o Ohana Impact nasce com o intuito de aliar tecnologia com a boa gestão das entidades, visando alavancar o trabalho do terceiro setor no país, tornando as instituições mais empoderadas. O trabalho é feito através da conexão virtual entre organizações e profissionais, formados ou em formação. Com os profissionais em formação, visamos colaborar para solucionar problemas pontuais da instituição, de maneira voluntária, conectando-as com estudantes universitários. A resolução dos problemas se dá devido ao espaço criado para que os discentes desenvolvam suas habilidades técnicas, ao passo que as ONGs apresentam suas necessidades. Já com os formados, trabalhamos conectando às instituições, profissionais “experts” em áreas que são trabalhadas em editais de fomento (públicos e privados), que trabalham como consultores das instituições para o acesso a esses editais. Ao ingressar nos editais, as OSCs dão uma contrapartida ao Ohana e ao mentor, de um valor previsto nos editais para gastos com consultoria. Ou seja, adotamos um modelo “Win to Win”, quando as OSCs ganham, a gente também ganha. E assim solucionamos os problemas de captação de recursos delas. Dentro do Empreende UFC, no ano de 2022, conseguimos reconstruir a ideia do Ohana através de uma pivotagem, pois o projeto de negócios já havia tentado outras abordagens, assim, pudemos definir um novo modelo de negócios e novas estratégias de alcançar nosso público e tornar a solução escalável e rentável.

Published

2022-01-01

Issue

Section

III Encontro de Empreendedorismo e Inovação