AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LAVEM): REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE LECIONA MATEMÁTICA

Authors

  • LuÍs Felipe da Costa Monteiro
  • Amsranon Guilherme Felicio Gomes da Silva
  • João Evangelista de Oliveira Neto
  • Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião
  • Maria Jose Costa dos Santos

Abstract

Durante o ano de 2022, foram realizados diversos encontros virtuais com debate de textos, bem como ciclos de oficinas, onde foram utilizados vários recursos tecnológicos. Um exemplo, foi o desenvolvimento de oficinas sobre planilhas dinâmicas de mensuração e análise de dados (Excel) e a utilização do sistema SIGAA para discentes. O presente trabalho objetiva destacar a inserção de um Laboratório Virtual de Educação Matemática (LAVEM), como espaço formativo, buscando uma reconstrução de conceitos tecnológicos para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e profissional (práxis) do professor que leciona matemática nos anos iniciais, bem como a melhoria da interação entre a graduação e a pós-graduação mediante a solução dos déficits na formação inicial e continuada de conceitos matemáticos. Toma-se como referenciais teóricos principais a metodologia Sequência Fedathi de Borges Neto, a Teoria da Objetivação de Radford, o Dispositivo Pedagógico de Bernstein. Tal ambiente objetiva a formação continuada e o aprimoramento de práticas docentes quanto ao acesso à variedade e a quantidade de informações que os meios tecnológicos propiciam. Como resultado, almeja-se a melhoria da formação de profissionais buscando um direcionamento crítico-reflexivo de suas práticas metodológicas e a utilização dos conhecimentos obtidos e desenvolvidos no ano supracitado. É válido destacar que todas as atividades, bem como seus resultados, passam a compor um banco de dados para o LAVEM, apresentando-se como um meio o qual proporciona, dentre outras possibilidades, a capacidade de interação entre os agentes do processo de ensino aprendizagem e um ambiente de interação entre graduandos e pós-graduandos. Considera-se que a utilização de recursos tecnológicos no âmbito educacional corrobora com a perspectiva de uma intervenção interdisciplinar e multiprofissional sendo relevante o desenvolvimento de ações que buscam promover a integração da tecnologia com a formação inicial.

Published

2022-01-01

Issue

Section

IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação