ASPECTOS DO EAD NA UFC: ALGUMAS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA FACED

Autores/as

  • Tatiane Monte Ferreira
  • Eduardo Santos Junqueira Rodrigues

Resumen

A modalidade do ensino a distância (EAD) está presente em diversos níveis da formação profissional, graças ao desenvolvimento de softwares leves que possibilitam o acesso facilitado às plataformas de ensino, e à disseminação da internet. A pesquisa teve como objetivo geral saber nuances do ensino a distância na Universidade Federal do Ceará (UFC), tomando como referências os questionamentos sobre a motivação para tornar-se um professor do formato EAD, as principais dificuldades para que o EAD aconteça na UFC e se, na visão dos alunos, foi recompensador fazer disciplinas/curso no formato do EAD. Essa pesquisa é qualitativa, bibliográfica e exploratória e foi aplicado um questionário para alunos e professores da Faculdade de Educação a fim de levantar as informações necessárias. Foi possível verificar que a motivação dos professores pela EAD se deve à crença de que essa modalidade seria uma inovação para a educação tradicional, tendo como principal dificuldade a falta de investimento financeiro do governo. Segundo eles, dependendo das condições dos alunos com relação ao acesso à tecnologia, a flexibilidade de horário e de ambiente para a dedicação aos estudos e a autonomia no processo de aprendizagem podem fazer com que o EAD se torne mais interessante que o formato presencial. Um aspecto positivo que se pode observar no trabalho foi considerar o ensino mediado pelo meio virtual como um fator facilitador para os estudos no tocante à mobilidade, tornando a principal alternativa para quem precisa de mais tempo livre para outras obrigações. Os professores consideram que é nesse contexto de mudanças da realidade do aprendizado e do ensino que se pode dar novos significados para alunos e professores. Porém, a universidade deve dispor de mais recursos para adotar metodologias que despertem, nos alunos, a vontade de construir seus aprendizados.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação