CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE SAÚDE MENTAL PARA ENSINO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.

Authors

  • Jessica Kellen Moreno de Freitas
  • Manuela de Mendonca Figueiredo Coelho

Abstract

Introdução: O adoecimento mental é responsável por mais de 15% dos agravos globais à saúde em jovens. No âmbito universitário, as etapas da graduação podem ser desencadeadoras para esse adoecimento, o que fundamenta a importância de ações de promoção da saúde e desenvolvimento de tecnologias voltadas para esse público. Objetivo: Construir uma tecnologia educativa sobre saúde mental para ensino de estudantes de enfermagem. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a construção de flashcards como tecnologia educativa, auxiliando no processo de ensino sobre a temática. A construção contemplou as fases de definição de objetivos, pesquisa na literatura sobre sinais e sintomas característicos da ansiedade, esquizofrenia e transtornos de humor. Utilizou-se a plataforma Canva, ferramenta de design gráfico online. No processo de construção, relacionou-se imagens e frases, com o intuito de colaborar no processo de assimilação e relato de experiência por parte dos educandos. Resultados: A construção ocorreu em três etapas: na primeira foram estabelecidos os objetivos. A segunda consistiu em pesquisa nas bases de dados SCIELO, BVS, utilizando os descritores “saúde mental”, “tecnologia educacional”, “promoção da saúde”. Na terceira foram elaborados 27 flashcards apresentando situações que serão discutidas entre os participantes mobilizando assim vivências prévias dos alunos. Além disso, elaborou-se um roteiro para melhor compreensão do jogo, onde orientava-se que ao ser exposto o primeiro flashcard um aluno devia começar a contar uma história que representasse a situação apresentada no card. O docente mudaria a apresentação dos cards e um outro aluno deve “continuar” a narrativa, agora incluindo a nova situação apresentada. Conclusão: Essa tecnologia pode contribuir com a comunidade acadêmica na valorização do cuidado da saúde mental, uma vez que, os estudantes podem identificar sinais e sintomas precocemente em seu contexto de vida. Agradeço o apoio financeiro da UFC.

Published

2022-01-01

Issue

Section

IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação