DESENVOLVIMENTO E USABILIDADE DE PROTÓTIPO DE CHATBOT PARA AUTOGESTÃO DA DOR LOMBAR: DADOS PARCIAIS

Autores

  • Tuyra Francisca Castro e Silva
  • Erik Danilo do Nascimento Cruz
  • Raimundo Valter Costa Filho
  • Ana Carla Lima Nunes
  • Fabianna Resende de Jesus Moraleida

Resumo

Introdução: Chatbots são tecnologias de baixo custo, permitem diálogo natural com usuário e podem atuar como estratégia na autogestão da dor lombar (DL). O desenvolvimento do chatbot considera as necessidades e experiências do usuário, testado por meio da usabilidade. Objetivo: Este estudo descreve a execução das etapas de desenvolvimento de chatbot com conteúdo sobre DL, e o teste a usabilidade do mesmo em indivíduos com DL. Métodos: Estudo metodológico para desenvolvimento de produto tecnológico. Foram realizadas etapas interligadas com equipe interdisciplinar: desenvolvimento de funcionalidades do chatbot para modelar o conteúdo sobre DL; feedback de usuários sobre usabilidade, análise descritiva de dados dos usuários e interação com o chatbot. Os diálogos foram configurados no servidor IBM Watson e integrado ao aplicativo Facebook Messenger. O System Usability Scale foi utilizado para avaliação da usabilidade. Resultados: Foram desenvolvidas 13 versões do chatbot, onde a versão final conta com 16 temas compreendidos e respondidos pelo assistente, 20 palavras de intenção e 56 caixas de diálogo. Dos 8 participantes incluídos para avaliação da usabilidade, 62.5% haviam interagido previamente com um chatbot e a usabilidade foi considerada adequada por 87.5% da amostra. Os dois temas mais buscados foram "diminuir e controlar a dor” e “exercício geral”. Dentre os pontos positivos, os participantes citaram a rapidez da resposta, a linguagem empregada e o material educativo adicional. Pouco detalhamento de algumas respostas foi citado como um ponto a melhorar. Em geral, os participantes demonstraram interesse pelo uso frequente do chatbot. Conclusão: O chatbot mostrou utilidade promissora para autogestão da DL, a usabilidade foi considerada adequada pela maioria dos participantes. Estudos futuros serão realizados para corrigir as falhas apresentadas durante o teste de usabilidade e adequar conteúdo conforme feedback dos usuários. Agradecimento : CNPq e Funcap/ PIBIT.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação