MATERIAL DIDÁTICO E DIGITAL:UMA PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO PARA OS PROFESSORES(AS) AVALIAREM SEUS(AS) ALUNOS(AS) NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Authors

  • Breno Lucas Goiana dos Santos
  • Victor Alef da Silva Araújo
  • Luciana Venâncio
  • Luiz Sanches Neto

Abstract

Com a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, houveram medidas emergenciais adotadas pelos órgãos federais para combatê-la, sendo uma delas o isolamento social. Deste modo, as aulas de educação física passaram a ser ministradas remotamente, cabendo aos(às) professores(as) adaptarem suas aulas. Porém, muitos(as) docentes não tiveram acesso a materiais pedagógicos que os(as) informassem como utilizar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), contribuindo para a desistência de inúmeros professores(as) a continuar lecionando, no qual o acesso foi negligenciado por órgãos federais e estaduais. O objetivo desse trabalho é compreender a prática docente dos(as) professores(as) de educação física, na perspectiva de avaliar seus(as) alunos(as) após a proposição de uma aula, a partir de uma ferramenta tecnológica. Um aplicativo em elaboração, está hospedado na plataforma AppGyver e composto por três telas. A primeira destinada para o cadastramento no aplicativo, a segunda referente a uma tela de boas-vindas, indicando o docente a prosseguir com a avaliação. E a terceira está o corpo da avaliação, sendo dividida em 10 tópicos (presença, participação, envolvimento, atitudes específicas, conhecimento tático, demonstrações, procedimentos específicos conhecimento declarativo, instruções e conceitos específicos), na qual será atribuída as notas, variando entre 0 e 1 para cada critério de avaliação (as opções de valor seriam 0 ou 0,25 ou 0,5 ou 0,75 ou 1,0 ponto). Os resultados iniciais apontam que a ferramenta auxiliará no preenchimento de uma lacuna específica do conhecimento, onde os(as) professores(as) analisam e implementam os critérios sugeridos no aplicativo. Concluímos a partir da avaliação feita pós aplicação das aulas que os(as) professores(as) conseguem extrair estratégias para a elaboração de suas aulas e seus conteúdos específicos, implementando as TDIC’s para compreender a elaboração do conhecimento de seus discentes. Agradecemos ao fomento do CNPQ.

Published

2022-01-01

Issue

Section

IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação