VALORES DO TRABALHO NO CONTEXTO DA ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO COM ARTESÃS-EMPREENDEDORAS DA COSMÉTICA NATURAL

Autores/as

  • Francisco Edson Rodrigues da Silva
  • Augusto Cezar de Aquino Cabral

Resumen

Valores do trabalho representam o que os indivíduos consideram importante no ambiente laboral. Pesquisas deste tema alcançam vários ofícios e trabalhadores, inclusive os da economia criativa, que engloba setores cujos produtos/serviços são resultados da criatividade, do talento e da cultural local. Nesse cenário, a cosmética natural artesanal traz uma proposta pautada pela sustentabilidade ambiental, social e econômica, destacando aspectos como resgate de saberes tradicionais, redução de resíduos e valorização das pequenas produções artesãs. Assim, este trabalho objetiva analisar como os valores do trabalho se manifestam entre os empreendedores do setor de cosmética natural artesanal. O lócus de pesquisa foi Fortaleza – CE, chancelada em 2019 como Cidade Criativa, reforçando a relevância do estudo para se entender/fortalecer o ambiente de negócios criativos no município. Qualitativa, esta pesquisa exploratória-descritiva realizou uma adaptação qualitativa da Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R), de Porto e Pilati (2010), e entrevistas semiestruturadas para coletar dados junto a sete artesãs do setor. A análise dos dados se deu por meio de análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti. Os resultados mostram que valores relacionados à Realização Profissional e Relações Sociais são os mais presentes, enfatizando valores de criatividade e de colaboração para a sociedade. Os fatores Prestígio e Estabilidade foram menos percebidos, mas valores relacionados a ser admirada pelo trabalho realizado e obter estabilidade financeira são representativos. A adaptação qualitativa da EVT-R demonstrou a existência de sentidos diversos para fatores de estabilidade e realização, apontando especificidades dos valores do trabalho para o campo artesanal. Destacou-se a constituição de uma rede colaborativa de mulheres no setor e revelou-se que a inexistência de regulamentação específica para a atividade é a principal barreira para o crescimento das artesãs.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

IV Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFC