HARMONIA E DIVERSIDADE - COMPONDO MELODIAS E AUTONOMIAS

Autores

  • Jose Afonso Teixeira Filho
  • Pedro Rogerio

Resumo

Este resumo visa apresentar os resultados colhidos do trabalho da bolsa de ensino de violão coletivo da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), cuja a finalidade é dar acesso a atividades artísticas para, principalmente, os servidores da UFC como uma forma de melhorar qualitativamente a condição de viver e por consequência no trabalho e do ensino coletivo de instrumentos da Orquestra Terra da Luz (OTL), que em uma construção dialógica entre maestro/professor e educando, construir um repertório cuja a musicalidade fale das suas próprias identidades. Também neste projeto se buscou o processo de uma pedagogia ativa e múltipla, se apropriando do contexto dos educandos para abordar os assuntos dados em aula (FREIRE, PAULO, 1996). Embora o mini-curso de violão, por exemplo, fosse para iniciantes, surgiram pessoas de nível mais avançado, que no processo de aprendizado o ensinar é o passo em que mais se assimila o saber, tendo isso em vista, quem sabia mais, ensinava mais e auxiliava na partilha do conteúdo ministrado em sala (TOURINHO, 2003). Quanto ao processo da OTL, havia o maestro que estava a frente do ensino e aprendizagem, e eu, assim como o outro bolsista voluntário auxiliamos de acordo com o que estava ao nosso alcance de saber, além do que o próprio método direciona que os educandos, em diferentes níveis técnicos e simbólicos, a aprender e ensinar entre si, se tomando como referenciais, tendo outras referências para além do professor/educador (Swanwick, 1994). Os resultados foram que apesar do pouco tempo de aula semanalmente se conseguiu despertar a vontade de fazer música, o senso de cooperatividade, de atividade e protagonismo em sala de aula, e também para além dos educandos, o processo também auxiliou bastante a formação bolsistas licenciandos que precisaram se reinventar diversas vezes até encontra um ponto entre o lúdico e a seriedade que esse processo humano exige (Koellreutter, 2001).

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Cultura Artística Online