A DIALÉTICA EXCLUSÃO/INCLUSÃO E OS ESTUDANTES TRABALHADORES EM SITUAÇÃO DE POBREZA
Resumo
O acesso à educação no Brasil é um direito social e fundamental garantido constitucionalmente (BRASIL, 1988). No entanto, são múltiplos os fatores que fazem com que esse direito seja violado, a situação de pobreza, por exemplo, é um fator de exclusão dos estudantes, que muitas vezes precisam recorrer à via do trabalho laboral para conseguir permanecer na escola. Segundo dados do INEP de 2022 o principal motivo para os alunos terem evadidos da escola em 2021 foi o trabalho. Dessa forma, a expansão do acesso à educação num contexto social de desigualdade e pobreza não garante as condições para que esse direito fundamental seja garantido de forma efetiva e democrática, resultando em uma exclusão disfarçada de inclusão. Gentili (2009), chama esse processo de exclusão includente e Sawaia (2014) discute essa problemática a partir da dialética exclusão/inclusão compreendendo a exclusão como um processo sócio-histórico, complexo e multifacetado que atravessa a vida social do homem em suas múltiplas dimensões. Dessa maneira, o objetivo principal desta pesquisa é descrever os processos de exclusão e inclusão escolar dos estudantes trabalhadores em situação de pobreza. Para isso, recorremos à pesquisa qualitativa, em que tendo aprovação do comitê de ética em pesquisa, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes trabalhadores do ensino médio em situação de pobreza de uma escola pública localizada no município de Maracanaú-CE. As entrevistas serão submetidas à análise de conteúdo de Bardin (2004), e com o auxílio do software ATLAS Ti 5.2 pretendemos compreender a problemática proposta nesta pesquisa. Espera-se que os resultados desta pesquisa gerem um maior aprofundado sobre a problemática no sentido de mobilizar a criação de ações que sejam voltadas para a estudantes trabalhadores das escolas públicas. Agradecemos à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), pelo fomento desta pesquisa.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
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