A UTILIZAÇÃO DE RESUMOS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA MONITORIA

Autores

  • KÁtia NÍvea Lima de Oliveira
  • Gabriel Peixoto Leao Almeida

Resumo

INTRODUÇÃO: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que proporciona ao monitor uma nova oportunidade de aprofundar-se em assuntos de interesse que outrora foram negligenciados pela rotina laboriosa ou pelo abstraimento da relevância daquele tema no momento. Além de contribuir para o aprendizado de alunos que ainda passarão por essa etapa e precisarão de um auxílio nessa jornada .OBJETIVOS: Verificar a relevância da ferramenta resumo de aulas e o impacto desse modelo de aprendizagem na aquisição de conhecimento no módulo de Clínica Fisioterapêutica em Lesões Desportivas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, no qual foi utilizado um formulário virtual com três perguntas sobre a contribuição dos resumos como material complementar na obtenção de conhecimento. Foram disponibilizados 14 resumos em formato Word com temas como: biomecânica do gesto esportivo, tríade da mulher atleta, critérios de retorno ao esporte, entre outros. O principal meio de comunicação utilizado para divulgação dos resumos foi o aplicativo de mensagens WhatsApp, bem como a plataforma do Google Drive. RESULTADOS: Dos 32 alunos que receberam o formulário 17 responderam, 100% afirmaram que tiveram acesso aos resumos e que os ajudaram de alguma forma, 12 (70%) deixaram feedback tal como: “Os resumos realmente ajudaram ao longo do módulo e abordaram de forma muito adequadas todo o conteúdo’’, “Foi maravilhoso e me ajudou demais!!!”, “Foram muito úteis e favoreceram o processo de aprendizado.” CONCLUSÃO: Por fim, contribuir com a construção de pensamento e facilitar o acesso à informação fidedigna de forma segura e rápida é aprazível e satisfatório. Além disso, essa experiência tem impactado positivamente na minha formação enquanto discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência