O EIXO ORALIDADE ENQUANTO PRÁTICA DE LINGUAGEM NOS DOCUMENTOS OFICIAIS

Autores

  • Marcos Paulo Ribeiro Cunha
  • Camila Stephane Cardoso Sousa

Resumo

A oralidade é um eixo presente em documentos oficiais tanto de ordem regional como nacional e abordada em livros didáticos de Língua Portuguesa. Com esse trabalho, pretende-se investigar a oralidade nas três referidas esferas sendo elas: Base Nacional Comum Curricular - BNCC (esfera nacional), Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC (esfera regional) e um Livro Didático do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, buscando documentar como as referidas instâncias se relacionam. Existem variações terminológicas no que se refere ao conceito de canal (ou variação diamésica), conversação, fala (ou língua falada) e oralidade, a fim de sistematizar a análise optou-se por trabalhar com a perspectiva sociointeracionista (SCHNEUWLY; DOLZ et al., 2004). Esta pesquisa é de natureza documental. Quanto as suas categorias de análise, buscou-se identificar o que propõem a BNCC e o DCRC para o eixo oralidade dentro dos vários campos de atuação social no Ensino Médio. No material didático utilizado por uma escola de Ensino Médio de Fortaleza, foram levantadas as atividades propostas que tratam do eixo da oralidade. Os resultados parciais indicam um alinhamento entre a BNCC, o DCRC e o livro didático do PNLD quanto à abordagem do eixo da oralidade. Entretanto, o documento regional, DCRC, apresenta particularidades ao propor uma reorganização das práticas de linguagem, ainda que os objetivos didáticos sejam convergentes aos da BNCC por equiparar a densidade curricular da oralidade com a da escrita. O livro didático do PNLD reflete a proposta dos documentos oficiais nacionais.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência