SIMULADOR VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FISIOLOGIA HUMANA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DA ENFERMAGEM

Autores

  • Joao Gabriel Leite da Silva
  • Valdimir Ferreira Maciel
  • Camila Ferreira Roncari
  • Richard Boarato David

Resumo

Introdução: Para aprimorar o processo formativo no ensino da Fisiologia Humana, a monitoria se empenha em instigar o pensamento dos discentes através de ferramentas interativas, de fácil acesso e de entendimento prático. Objetivos: Apresentar o desempenho dos discentes da área da saúde, frente a aplicação de um simulador virtual sobre o sistema cardiovascular, como didática na disciplina de Fisiologia Humana da Universidade Federal do Ceará. Material e Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que apresenta as contribuições do uso do simulador virtual em experimentos de fisiologia, desenvolvido pela Monash University (Experiments - Monash Department of Physiology), instruído pelo monitor, como ferramenta de auxílio na aprendizagem sobre sistema cardiovascular, na disciplina de Fisiologia Humana da Universidade Federal do Ceará. Resultado: Os alunos participaram do momento síncrono pela plataforma Google Meet, em que foi utilizado o simulador virtual como instrução do módulo de sistema cardiovascular e logo após foi mandado o link de avaliação. Dos 15 alunos que participaram, 86,7% afirmaram que o simulador contribuiu muito e 100% deles declararam que participariam de outro momento síncrono com a utilização dessa ferramenta. Além disso, 93,7% afirmaram que esse método aprimoraria o entendimento da disciplina nos momentos presenciais com o professor. Conclusão: A partir da utilização do simulador como ferramenta virtual de ensino para os discentes, conclui-se que este método traz uma possibilidade de ensino divergente do tradicional, trazendo experiências de forma prática e visual sobre temáticas que circundam a disciplina de Fisiologia Humana, agregando todos os conhecimentos vistos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência