PHILOSCIIDEOS DA SERRA DE BATURITÉ, CEARÁ, BRASIL
Resumo
A família Philosciidae Kinahan, 1857 é composta por aproximadamente 110 gêneros e possui ampla distribuição geográfica, estando presente em quase todos os continentes, com exceção da Antártida. Na América do Sul, 31 gêneros são registrados, destes, 14 ocorrem no Brasil. O objetivo do presente estudo foi realizar um inventário de Philosciidae para a Serra de Baturité, sendo este o primeiro trabalho de levantamento taxonômico da família para esta região. O material examinado é proveniente de coletas realizadas no Maciço de Baturité, uma área de elevação topográfica alta de clima subúmido, no município de Guaramiranga, no estado do Ceará. Foram realizadas buscas ativas, utilizando o método de catação manual com o auxílio de peneiras, bandejas e pincéis. O material foi observado ao estereomicroscópio, foram consultadas bibliografias especializadas, os apêndices foram montados em lâminas e analisados no microscópio óptico. O estudo dos espécimes levou a identificação de dois gêneros: Atlantoscia com duas espécies A. inflata e A. floridana; Caraiboscia também com duas espécies C. microphthalma e C. christiani. O presente estudo é pioneiro para a região, de grande importância para o avanço do conhecimento taxonômico e da distribuição do grupo. O registro das espécies de Caraiboscia constituem a primeira ocorrência dos táxons para o Brasil e Atlantoscia inflata constitui a primeira ocorrência da espécie para o Ceará.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.