EVASÃO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: UMA ANÁLISE NO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Autores

  • Francisca Giniele do Nascimento Pinho
  • Ítalo Mendes da Silva Ribeiro

Resumo

A evasão estudantil é um problema comum nas universidades públicas brasileiras. Não são poucos os alunos que, após o ingresso, desistem de cursar o ensino superior, seja por motivos relacionados a dificuldades financeiras, falta de identificação com o curso ou a dificuldade das disciplinas, gerando, assim, prejuízo, por ocupar uma vaga, abandoná-la e não gerar retorno à sociedade. Nesse contexto, o projeto do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP) no curso de Sistemas de Informação do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús visa contribuir com a redução da evasão acadêmica, por meio do desenvolvimento de ações que contribuam para o sentimento de pertencimento com o curso e melhorar as expectativas dos discentes quanto à atuação no mercado de trabalho. Diante disso, este trabalho teve por objetivo diagnosticar as principais causas da evasão no curso e, por fim, verificar se as ações desenvolvidas no projeto contribuem de forma positiva para a ambientação na universidade e permanência, a partir das perspectivas dos alunos. Foi aplicado um questionário online aos alunos ingressantes e veteranos, onde houve uma participação de 32 alunos, além da análise de pesquisas feitas no ano de 2020 pela coordenação do projeto que teve como objetivo identificar os problemas da evasão estudantil e possivelmente diagnosticar as suas raízes. Como resultado, a partir das informações coletadas, foi possível notar que o incentivo dos professores é fundamental na formação e permanência do aluno na universidade, e que o grau de dificuldade das disciplinas são as maiores desmotivadoras para os estudantes. Além disso, constatou-se que as ações do Projeto PAIP contribuem de forma significativa para a ambientação dos discentes, também os eventos voltados para o mercado de trabalho ampliam a visão do aluno quanto à atuação profissional e que a interação com a troca de experiências entre alunos/professores e ingressantes/veteranos promovem um sentimento positivo de identidade com o curso.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Encontro de Bolsistas do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência