O BRINCAR E O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v2.n11.11833Palavras-chave:
Educação Infantil. Brincar. Letramento.Resumo
Esta pesquisa bibliográfica tem como objeto de estudo o desenvolvimento infantil da criança na perspectiva do brincar e do letramento. É o resultado do trabalho de conclusão de Curso de Formação em Promoção do Desenvolvimento Infantil, apresentado como requisito para a obtenção da certificação pela Universidade de São Paulo, em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Teve por motivação as situações profissionais através das observações das práticas que acontecem no cotidiano da educação infantil com relação ao brincar e ao letramento. Os procedimentos metodológicos incluíram estudos sistematizados de textos e autores que tratam do tema abordado. Conclue-se, por meio das leituras teóricas articuladas com a prática profissional vivenciada nos últimos vinte anos, para que o trabalho desenvolvido na Educação Infantil convirja para a promoção do desenvolvimento integral das crianças, é necessário que todos, gestão, professores, família e profissionais da educação compartilhem das mesmas concepções de criança, brincadeira e letramento