O BRINCAR E O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maria Dorotéia Costa de Oliveira
  • Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n11.11833

Palavras-chave:

Educação Infantil. Brincar. Letramento.

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica tem como objeto de estudo o desenvolvimento infantil da criança na perspectiva do brincar e do letramento. É o resultado do trabalho de conclusão de Curso de Formação em Promoção do Desenvolvimento Infantil, apresentado como requisito para a obtenção da certificação pela Universidade de São Paulo, em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Teve por motivação as situações profissionais através das observações das práticas que acontecem no cotidiano da educação infantil com relação ao brincar e ao letramento. Os procedimentos metodológicos incluíram estudos sistematizados de textos e autores que tratam do tema abordado. Conclue-se, por meio das leituras teóricas articuladas com a prática profissional vivenciada nos últimos vinte anos, para que o trabalho desenvolvido na Educação Infantil convirja para a promoção do desenvolvimento integral das crianças, é necessário que todos, gestão, professores, família e profissionais da educação compartilhem das mesmas concepções de criança, brincadeira e letramento

Biografia do Autor

Maria Dorotéia Costa de Oliveira

Mestranda em Formação Educacional Interdisciplinaridade e Subjetividade pela Universidade Autônoma Del Sur (UNASUR). Professora e Supervisora Escolar da Rede Municipal de Fortaleza (PMF). Gerente da Célula de Educação Infantil do Distrito de Educação da Regional VI (SER VI).

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Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

Artigos Originais