ESCOLA DA TERRA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Hermeson Claudio Mendonça Menezes Universidade Federal do Ceará
  • Igor Eduardo de Lima Moreira
  • Clarice Zientarski

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v3.n12.11838

Palavras-chave:

Escola da Terra. Formação docente. Escolas multisseriadas.

Resumo

O artigo trata sobre a formação continuada de docentes, tendo como enfoque especial a formação realizada por meio do projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará: “Escola da Terra: formação de professores de escolas multisseriadas do campo e quilombolas”. Aborda as premissas que envolvem o projeto Escola da Terra como instrumentos de superação das contradições educacionais presentes no campesinato. A metodologia fundamenta-se no materialismo histórico-dialético. A formação desenvolvida com os cursistas apresenta como proposta pedagógica a Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados obtidos, até o momento, sinalizam para a importância da formação, tendo em vista que segundo o Censo Escolar/INEP/2015, vinte e quatro por cento (24%) das matrículas registradas no ensino regular e EJA vincula-se a escolas rurais, dos quais 33.986 estudantes frequentam classes multisseriadas, com 346 mil professores, o que torna imperioso vincular os métodos educacionais e a formação com os interesses da classe trabalhadora.

 

Biografia do Autor

Igor Eduardo de Lima Moreira

Graduando em Pedagogia  pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista da ação extensionista “Escola da Terra: formação de professores de escolas multisseriadas do campo e quilombolas”.

Clarice Zientarski

Coordenadora da ação extensionista “Escola da Terra: formação de professores de escolas multisseriadas do campo e quilombolas”.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Edição

Seção

Artigos Originais