MORTE E REAL EM SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA-NOITE

Autores

  • Filipe Ramalheiro Venâncio de Souza
  • Priscilla Hadassa Rabelo Gomes
  • Caciana Linhares Pereira

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n16.20290

Palavras-chave:

Morte. Real. Psicanálise. Cinema

Resumo

O artigo aborda a relação entre morte e real a partir do filme “Sete minutos depois da meia-noite”, dirigido pelo cineasta J. A. Bayona e exibido no “Cine Freud, Cultura e Arte”. Uma das propostas do projeto é recolher elementos dos debates e aprofundá-los através de pesquisa bibliográfica, circunscrevendo e investigando campos temáticos importantes no âmbito da psicanálise e da cultura. Partindo da proposição freudiana de que o homem busca de todas as maneiras uma forma de lidar com a morte, uma vez que a mesma não tem inscrição no inconsciente, o artigo apresenta formulações que aproximam a morte do registro do Real. A análise permitiu estabelecer uma relação entre a estrutura do filme e a experiência analítica a partir do recorte das noções de transferência, verdade e realidade psíquica. 

Referências

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Publicado

2018-12-27